Auxílio Emergencial: Saque em dinheiro da 5ª parcela acaba hoje

Beneficiários do público geral que nasceram em dezembro poderão sacar seus valores.

Hoje, 20 de setembro, aqueles que ainda não podiam sacar o valor da quinta parcela do Auxílio Emergencial poderão fazê-lo. Trata-se daqueles que não fazem parte do Bolsa Família e que nasceram em dezembro. Este grupo, portanto, terá a liberação para saque em dinheiro e transferência para outras contas.

Assim, todas as movimentações necessárias para a quinta rodada terminam. Em seguida, a sexta parcela se iniciará amanhã, 20 de setembro, para quem não faz parte do Bolsa Família e nasceu em janeiro. Desse modo, este grupo terá acesso ao depósito em sua Poupança Social Digital, podendo movimentar os valores no aplicativo do Caixa Tem.

Por fim, ainda, também os beneficiários que fazem parte do Bolsa Família poderão ter acesso à sexta parcela. Para estes, o calendário de pagamentos de iniciou no dia 17 de setembro, última sexta-feira, com a liberação para quem possui NIS (Número Social Digital) de final 1. Hoje, então, recebem aqueles com NIS de final 2.

Os calendários são diferentes para cada tipo de beneficiário

Para entender melhor quando receberá a parcela do Auxílio Emergencial, o beneficiário deve identificar as diferenças dos calendários de pagamentos. Portanto, a primeira divisão se dá pelos beneficiários que já recebiam o Bolsa Família antes mesmo da pandemia e aqueles que se inscreveram no Caixa Tem ou no Cadastro Único para receber o benefício.

Assim, os participantes do Bolsa Família seguirão recebendo conforma calendário de pagamentos de seu programa original. Isso significa, portanto, que terão acesso às parcelas nos dez últimos dias úteis do mês. Além disso, já nas datas indicadas, estes podem sacar e transferir seus valores. A cada um deste dias do calendário, um novo grupo poderá receber os valores, com a divisão pelo final de seu NIS, começando pelo 1 e terminando no 0.

Estes, ainda, terão a suspensão de sua bolsa, enquanto receber o Auxílio Emergencial. Todos estes puderam escolher receber qual o benefício que teria maior valor, caso cumprisse os requisitos necessários.

Por outro lado, os participantes do público geral possuem um calendário oficial do Auxílio Emergencial, que o Governo Federal elabora. Nas primeiras rodadas do programa, o pagamento de cada divisão de grupos era mais espaçada. Contudo, depois de alguns adiantamentos, o calendário passou a ser mais curto, chegando até o último grupo mais rápido.

Assim, estes se dividem pelo mês de aniversário, começando em janeiro e finalizando em dezembro. No entanto, primeiramente, há um calendário para o simples depósito na Poupança Social Digital. Nesse momento, então, o beneficiário pode realizar pagamento de contas por meio de boletos. Apenas em seguida, portanto, em novo calendário, que será possível sacar e transferir os valores.

Dataprev confere informações dos participantes periodicamente

O Auxílio Emergencial se iniciou em 2020 como uma medida de combate à pandemia da Covid-19. Isto é, com a necessidade de diminuir a disseminação do vírus, se fez importante dar um suporte ao sustento do mais vulneráveis. Assim, para participar do programa, o Governo Federal elencou diversas regras a fim de selecionar aqueles que, de fato, mais necessitam.

No entanto, o TCU (Tribunal de Contas da União) identificou uma grande ocorrência de fraudes e pagamentos indevidos. Isso significava, então, que muitas pessoas receberam sem precisar e muitos dos que necessitavam da ajuda ficaram de fora. Por esse motivo, o TCU sugeriu que o Governo Federal realizasse uma análise periódica dos critérios.

Logo, no lugar de apenas chegar estes requisitos no momento da entrada, em 2021, a Dataprev e o Ministério da Cidadania começaram a realizar a conferência antes de cada rodada. Nesse sentido, antes da próxima parcela o beneficiários poderia deixar de participar do programa, caso não mais cumprisse todos os critérios. Por exemplo, uma pessoa desempregada que passou a ter trabalho formal, com carteira assinada, deixaria de receber o benefício.

Começando agora a sexta parcela, os participantes devem estar alertas na plataforma oficial para saber se receberão a sétima e última rodada do programa.

Como realizar o saque em dinheiro?

Hoje, 20 de setembro, a Caixa está finalizando os saques da quinta parcela do Auxílio Emergencial. Desse modo, os trabalhadores informais ou todos aqueles do público geral que nasceram em dezembro podem sacar seu benefício. Para estes, então, o depósito já havia ocorrido no dia 31 de agosto. Contudo, na data apenas era possível realizar compras e pagamentos por meio da conta digital no aplicativo Caixa Tem.

Agora, estes podem ter o valor em mãos. Para tanto é necessário:

Primeiramente, aquele que desejar prosseguir com a retirada deve entrar no aplicativo Caixa Tem. Em seguida, é necessário selecionar as opções “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Dessa maneira, a plataforma irá conceder um código, que possui validade de uma hora, para que o beneficiário utilize no momento do saque.

Por fim, portando o código dentro do período de validade, o beneficiário deve se dirigir a uma agência bancária ou a casas lotéricas ou, também, a correspondentes Caixa Aqui.

Calendário da sexta parcela para o público geral

  • 21 de setembro, terça-feira: para quem nasceu em janeiro
  • 22 de setembro, quarta-feira: para quem nasceu em fevereiro
  • 23 de setembro, quinta-feira: para quem nasceu em março
  • 24 de setembro, sexta-feira: para quem nasceu em abril
  • 25 de setembro, sábado: para quem nasceu em maio
  • 26 de setembro, domingo: para quem nasceu em junho
  • 28 de setembro, terça-feira: para quem nasceu em julho
  • 29 de setembro, quarta-feira: para quem nasceu em agosto
  • 30 de setembro, quinta-feira: para quem nasceu em setembro
  • 1º de outubro, sexta-feira: para quem nasceu em outubro
  • 02 de outubro, sábado: para quem nasceu em novembro
  • 03 de outubro, domingo: para quem nasceu em dezembro.

Calendário da sexta parcela para beneficiários do Bolsa Família

  • 17 de setembro, sexta-feira: para quem possui NIS de final 1
  • 20 de setembro, segunda-feira: para quem possui NIS de final 2
  • 21 de setembro, terça-feira: para quem possui NIS de final 3
  • 22 de setembro, quarta-feira: para quem possui NIS de final 4
  • 23 de setembro, quinta-feira: para quem possui NIS de final 5
  • 24 de setembro, sexta-feira: para quem possui NIS de final 6
  • 27 de setembro, segunda-feira: para quem possui NIS de final 7
  • 28 de setembro, terça-feira: para quem possui NIS de final 8
  • 29 de setembro, quarta-feira: para quem possui NIS de final 9
  • 30 de outubro, quinta-feira: para quem possui NIS de final 0
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.