Auxílio emergencial retroativo é CONFIRMADO para 2022. É preciso solicitar?

Segundo as informações oficiais, pagamentos do retroativo do Auxílio Emergencial em junho acontecerão automaticamente

Não é preciso solicitar os pagamentos do retroativo do Auxílio Emergencial neste mês de junho. Segundo informações do próprio Governo Federal, os repasses estão programados para acontecer automaticamente, de modo que os cidadãos não precisam enviar nenhum tipo de solicitação ou de pedido de entrada para receber o montante.

Neste momento, qualquer indivíduo pode conferir se está ou não na lista de cidadãos que podem receber o complemento neste mês de junho. Basta acessar o site oficial do Auxílio Emergencial e inserir algumas informações básicas como CPF, data de nascimento e o nome completo da mãe. Outra opção é fazer a consulta a partir dos dados do GOV.br.

Como dito, todo o procedimento descrito acima se trata apenas de uma consulta. Dessa forma, o cidadão apenas poderá confirmar se recebe ou não os valores do retroativo do Auxílio Emergencial neste mês de junho. A consulta não é uma solicitação. Para todos os casos, os patamares serão depositados automaticamente.

O retroativo do Auxílio Emergencial neste mês de junho tem como foco apenas os homens inscritos no programa ainda em 2020 e que se consideram pais solteiros. É necessário ter recebido R$ 600 por mês durante o primeiro ano de pagamentos do projeto, não ter cônjuge e ter filhos menores de 18 anos de idade oficialmente registrados no Cadúnico.

Além disso, os homens não podem ter recebido o retroativo pago pelo Governo Federal no último mês de janeiro. Na ocasião, o Planalto fez a liberação para pouco menos de 1 milhão de cidadãos. Agora, os pagamentos do complemento chegarão nos pais de famílias monoparentais que não chegaram a receber nada este ano.

As mães solteiras

Os pagamentos do retroativo do Auxílio Emergencial para este mês de junho não levam em consideração a situação das mães solteiras. Elas não são o foco deste repasse porque elas já receberam os valores da cota dobrada em 2020.

Seja como for, uma mulher que se sentiu lesada pelo Governo Federal durante os pagamentos do Auxílio Emergencial também poderá procurar uma sede da Defensoria Pública da União (DPU) para registrar sua reclamação e ter uma chance de recuperar o dinheiro.

Retroativo do Auxílio Brasil

Neste momento, é necessário ter cuidado para não confundir os sistemas. Em junho, o Governo Federal pretende pagar o retroativo referente ao Auxílio Emergencial. Não há previsão de pagamentos de complementos para o Auxílio Brasil.

Tratam-se de programas diferentes. No final do ano passado, membros do Governo Federal chegaram a prometer que pagariam o benefício retroativo para os cidadãos que não receberam nada durante os pagamentos de novembro do ano passado, mas esta liberação foi cancelada.

E o vale-gás

O retroativo do vale-gás nacional foi pago em janeiro deste ano para pouco mais de 5 milhões de pessoas. Todos os cidadãos que não tinham recebido nada no mês de dezembro do ano passado, tiveram a chance de recuperar a quantia este ano.

Neste momento, o Governo Federal não sinaliza novos pagamentos retroativos para os usuários do programa do vale-gás nacional. O projeto volta a fazer as suas liberações regulares neste mês de junho a partir do próximo dia 17.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.