Gastos com anúncio nas redes sociais aumentam mais de 20%

Gastos com anúncio nas redes sociais aumentam mais de 20%

No entanto, dados da Emplifi mostram que engajamento tem efeito platô no Instagram e queda no Facebook

Estudo divulgado pela Emplifi (antes conhecida como Socialbakers), plataforma especializada em social marketing, revela que os gastos com redes sociais tiveram um crescimento de 21% em relação ao mesmo período em 2021. O gasto médio mensal com anúncios por marca foi de US$ 3.631 no primeiro trimestre, uma queda de 19% em relação à alta da temporada de festas do quarto trimestre de 2021. Ainda assim, isso marca um aumento de quase 21% em relação à média do primeiro trimestre de 2021, de pouco mais de US$ 3.000. O engajamento nas redes sociais também teve números longe de animar o mercado.

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A empresa aponta que, apesar da queda nos gastos com anúncios após a temporada de festas, as marcas ainda estão gastando mais do que na época do ano passado, mesmo com taxas de cliques em declínio que agora estão abaixo de 1%. Apesar do aumento no investimento em redes sociais, a taxa de engajamento permanece estável nas plataformas. As postagens do Instagram recebem uma média de pouco mais de 32 interações por 1 mil impressões, um número que permaneceu relativamente consistente no ano passado.

Perfis com mais engajamento no Instagram e Facebook

Entre os perfis com melhor performance no Instagram Brasil, a novidade no pódio é Wendell Carvalho, um perfil de coach com mais de 6 milhões de seguidores e 213 posts que, durante o trimestre, acumulou mais de 4 milhões de interações.

Os top 6 perfis brasileiros com melhor performance no Instagram são:

  • Netflix Brasil com 68.940.468 interações em 248 posts;
  • Obvious com 4.521.576 interações em 198 posts;
  • Wendell Carvalho com 4.436.945 interações em 213 posts;
  • Disney+ Brasil com 3.544.027 interações em 306 posts;
  • Grão de Gente com 3.388.887 interações em 658 posts;
  • HBO Max Brasil com 2.213.665 interações em 473 posts.

Já o Facebook apresentou uma queda de 17% no número médio de curtidas, comentários e compartilhamentos (as métricas de engajamento de redes sociais). Em janeiro de 2021, a plataforma contava com uma média de 6,54 interações por 1 mil impressões; um ano depois, esse número caiu para 5,44. Ainda assim, está acima da baixa histórica do quarto trimestre do ano passado, de 5,03 interações.

Os top 6 perfis com melhor performance no Facebook são:

  • Pontofrio com 3.283.116 interações em 292 posts;
  • Netflix Brasil com 3.023.326 interações em 315 posts;
  • Casas Bahia com 2.244.568 interações em 277 posts;
  • Patins Cascavel com 1.183.684 interações em 88 posts;
  • Atacado Games com 1.373.294 interações em 437 posts;
  • Hurb com 1.124.399 interações em 676 posts.

Emplifi faz parceria de marketing com TikTok

A Emplifi também anunciou que a partir de agora passa a contar com uma integração com o TikTok Marketing Partner Program, focada em marketing de conteúdo. Com isso, a Emplifi se torna parte de um grupo de parceiros que auxiliará marcas no gerenciamento de conteúdo no TikTok.

A empresa quer expandir aos usuários de sua plataforma Social Marketing Cloud (Socialbakers) um alcance da marca para uma comunidade maior, que se encontra no TikTok. Por meio dessa integração, os profissionais de marketing poderão usar o Emplifi Social Marketing Cloud para:

  • Gerenciar: Organizar, agendar e publicar conteúdo no TikTok.
  • Entender: Acessar e acompanhar as métricas de perfil e vídeo, comparar com outras plataformas e avaliar o desempenho no aplicativo TikTok, otimizando suas estratégias e entendendo melhor seus públicos e engajamento.
  • Responder: Monitorar a conversa que está acontecendo em uma página orgânica do TikTok, delegar e responder aos comentários, além de entender o estilo de engajamento da comunidade com cada marca.

A Emplifi defende que a integração facilita o dia a dia de profissionais de marketing na hora ade gerenciar, otimizar e dimensionar seus esforços de marketing de conteúdo do TikTok. A análise do TikTok pode ser adicionada ao fluxo de trabalho para monitoramento de interações, taxas de engajamento, visualizações de vídeo, dados geográficos, entre outras tarefas. A empresa afirma que as equipes de mídia social agora podem ter uma visão completa de seu desempenho de seu engajamento em todas as redes sociais – incluindo o TikTok – tudo em um só lugar.

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