Auxílio emergencial: Quem tiver o CPF irregular não vai receber o novo benefício; veja como consultar

A seleção dos novos contemplados do auxílio emergencial já está em andamento. Um dos critérios de exclusão do programa refere-se ao CPF negativado. Portanto, o beneficiário que atualmente está com o nome sujo, será automaticamente vetado da nova rodada.

Muitas pessoas não sabem nem consultar a situação de seu CPF nos canais do governo. Para isso, basta acessar o site oficial da Receita Federal e fazer o procedimento de consulta, de forma fácil e prática.

No procedimento, é necessário colocar o CPF e a data de nascimento. Em seguida, basta clicar na opção “Eu não sou um robô” que o próprio sistema da Receita dirá se o CPF está inadimplente ou não.

Para essa identificação, o cidadão precisa entender as três possíveis respostas. A situação regular indica que o CPF está limpo, sem mais objeções. No entanto, se o CPF estiver pendente de declaração ou suspenso, significa que está em observação ou com inadimplência registrada, impossibilitando o recebimento do benefício.

CPF irregular

Caso o CPF do cidadão esteja em situação irregular, é importante que o mesmo busque uma regularização imediata. No entanto, se o documento estiver pendente de declaração, basta encaminhar o documento necessário no site do Governo Federal.

Um “nome limpo” é importante caso haja a necessidade de participar de algum programa social, participar de concursos públicos, fazer compras, empréstimos entre outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.