Enem: DPU solicita reaplicação de provas para estudantes do Complexo do Salgueiro

A Defensoria Pública da União (DPU) enviou um pedido ao Inep para que o órgão faça a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para estudantes do Complexo do Salgueiro (RJ). De acordo com a DPU, cerca de 500 estudantes não puderam realizar a prova devido à uma operação policial na região que resultou em 10 mortes.

A solicitação foi encaminhada ao presidente do Inep, Danilo Dupas, pelo 1º defensor regional de Direitos Humanos da DPU no Rio de Janeiro, Thales Treiger.

No documento, a DPU alega que diversos serviços, como o de transporte público, foram interrompidos na região devido à operação realizada no último final de semana. Desse modo, o pedido inclui a região num raio de até cinco quilômetros do local da operação policial. Além disso, o documento inclui estudantes que iriam realizar a prova na localidade.

A operação policial do Complexo do Salgueiro teve início no último sábado, dia 20 de novembro, e se estendeu até o domingo (21).

A Defensoria solicitou que o Inep apresente uma resposta do pedido até o próximo sábado (27), mas ainda não houve um retorno do órgão. O documento ainda solicita que a autarquia federal apresente o número de estudantes que moram ou que fariam o exame na região e que faltaram à prova.

Aplicação do Enem teve início no último domingo

No último domingo (21), o Inep deu início à aplicação das provas do Enem 2021. Os candidatos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação, entre as 13h30 e as 19h. 

De acordo com o Inep, o primeiro dia de provas foi um sucesso e registrou a abstenção de 26% dos inscritos. O segundo dia de provas do Enem 2021, que acontecerá no próximo domingo (28), contará com a aplicação das provas de matemática e de ciências da natureza. A reaplicação das provas é prevista no edital em caso de problemas logísticos ou de doenças infectocontagiosas. 

Confira detalhes sobre o Enem no edital.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEMG irá retomar o seu vestibular e vai reduzir a oferta de vagas para o SiSU.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.