Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

4/5 - (2 votes)

Auxílio emergencial: Inscrição no pagamento do retroativo do benefício

Pelo que se sabe oficialmente até aqui, pais solteiros não precisam se inscrever para receberem o retroativo do Auxílio Emergencial

O Governo Federal bateu o martelo e decidiu que vai mesmo pagar o retroativo do Auxílio Emergencial este ano. Depois de muita polêmica sobre o tema, eles decidiram que o dinheiro vai mesmo chegar nas mãos dos pais solteiros que deveriam ter recebido R$ 1,2 mil nos primeiros pagamentos do programa ainda em 2020.

O dinheiro desses repasses, aliás, já estão garantidos. Por causa da aprovação da PEC dos Precatórios, o Governo Federal conseguiu a abertura de espaço dentro do teto de gastos para esses pagamentos. O próprio presidente Jair Bolsonaro já assinou a Medida Provisória (MP) que libera esse montante para este fim.

Ao contrário das informações falsas que estão circulando por aí, esses pais solteiros não precisarão se inscrever para receber ao retroativo. Pelo menos de acordo com o que se sabe até agora, o Governo Federal está analisando os dados do Cadúnico e de outras bases de dados para saber quem pode receber o benefício atrasado.

Para isso, eles estão buscando as informações dos homens que possuem registro de filhos menores de 21 anos de idade. Além disso, esses cidadãos não podem ter registro de cônjuge ou de algum outro indivíduo recebendo o dinheiro do programa em um mesmo núcleo familiar.

De acordo com informações de bastidores, é justamente essa busca ativa pelos dados que está fazendo com que o Governo demore para fazer os pagamentos para essas pessoas. Entretanto, mesmo diante desse cenário, não dá para fazer nada agora. O que resta é esperar para que o Ministério da Cidadania siga efetuando essa análise.

Recursos do Auxílio Emergencial

É importante não deixar se confundir neste momento. Sabe-se que muita gente está entrando na justiça pelo bloqueio do Auxílio Emergencial. E isso pode pressionar o Governo a pagar o benefício para esses indivíduos.

Quem é pai de família solteiro e recebeu R$ 600 em 2020   não precisa entrar na justiça agora. Isso porque se entende que o Governo já confirmou os pagamentos para essas pessoas, restando apenas a confirmação das datas.

E se eu não receber

Agora imagine que você espere, o Governo Federal faça o pagamento e você não esteja entre os usuários selecionados. Aí sim, neste caso você pode se dirigir até a Defensoria Pública da União (DPU) para tomar uma providência.

Processos na justiça costumam demorar e não dá para ter uma previsão exata de quanto tempo você vai esperar por esse dinheiro. Mas o fato é que em caso de não recebimento, essa seria portanto a única saída.

Derrubada de veto

O Governo vai ter que pagar esse retroativo do Auxílio Emergencial para os pais solteiros por causa de uma decisão do Congresso Nacional. É que os parlamentares decidiram derrubar o veto do poder executivo.

Isso porque o presidente Jair Bolsonaro   havia vetado a parte do texto do projeto que contemplava os pagamentos duplicados para esse público. Com a derrubada do veto, os pais solteiros voltaram a ter o direito de receber essa quantia.

4/5 - (2 votes)

Veja o que é sucesso na Internet:

33 Comentários
  1. Alexandra Aparecida Piva Diz

    Nunca peguei o auxílio tenho 2 filho de menor não recebo nada de pensão estou desempregada pois perdi meu emprego gostaria de saber se eu consigo pegar esse auxílio

  2. Lucy gladys correia dos santos Diz

    Fiz contestação
    Não recebi nada
    Falaram que estava no caixa tem.
    Mais eu não sabia
    Pegaram d.volta
    E agora ?
    Estou desempregada

  3. Josiane Cristina Diz

    Olá bom dia
    Sou mãe de 3 filhos pois estou desempregada.. gostaria de saber se tenho direito do auxílio Brasil..ou auxílio emergencial pois Ano passado eu pegava.
    Mas eu não consegui o auxílio Brasil.

  4. Jose carlos ferreira da Silva Diz

    Meu alxilio foi bloqueado não sei mais oque fase tou desenpregado tem 4 meses to todo indivedado com fihlo. Pra sostanta deus tenha misericordia

  5. Jesse roschel Diz

    Eu nao estou no aucilio brasil e no meu aparece sim pelo dataprev….

  6. Jacimara Santos B. Leite Diz

    Meu auxílio foi cortado, como faço para reaver?

  7. Adriana Schroeder Pfutzenreuter Diz

    Estou desempregada desde ano passado e não consigo me cadastrar diz que não recebo.pq?

  8. Maurício lima da cunha Diz

    Estou sem trabalhar desde de 2018, tenho 53 anos não consigo mais emprego até continuo sem emprego e deixei de receber o meu auxílio, fui na caixa econômica, ele me informaram que o governo cortou meu auxílio fiquei desesperado e agora que vou dar de comer pra minha filha ?

  9. José Ribamar de Sousa Oliveira Diz

    Eu estou sem trabalhar e recebi o auxílio emergencial as cinco parcela de 600 reais em 2020 eu tem 46 como faço pra saber se eu recebo

  10. Simone Maria Ribeiro Batista Esteves Diz

    Desde junho de 2021 que estou esperando a resposta.
    Diz que está em análise

  11. Geovana Santos Diz

    Eu nunca recebi nada

  12. Yoná Diz

    Eu tive minha filha em 21/03/2021 e não consegui alterar o cadastro pra receber o valor de mãe solteira. Teria com receber retroativo?

  13. Adilson Cristino Diz

    Sou pai dez do começo do auxílio emergencial peguei as parcelas sera que esse ano eu pego pois tô precisando muito desse dinheiro

  14. Tayani Diz

    Eu como mãe Solteira só recebi 600 reais e mesmo ter colocado os cpf dos meus filhos,seria justo se pagassem para as mães também que recebeu só 600 igual os pais

  15. Valquíria De Souza Castro Diz

    Sou mãe solo e só recebi 600,00 pq eu não consegui receber o benefício inteiro?

  16. Leandro Diz

    Recebi as 6 primeiras parcelas tem três filhos sendo já maior de idade duas menores terei direito ao auxílio emergencial retroativo?

  17. Irene camargo Diz

    Em 2021 eu recebia sou mãe solo e mesmo assim simplesmente cortaram sem a justificativa

  18. Irene camargo Diz

    Em 2021 eu recebia sou mãe solo e mesmo assim simplesmente cortaram

  19. Anivania Diz

    Nosa este auxílio emergência tem que ser pra todos não só auxílio brasil pai solteiro mãe solteira não quem pega o auxílio emergência está precisando

  20. Edizio MENDONÇA Diz

    Como faço pra saber se tenho direito?

  21. Randolph berro Diz

    A 4 análise no Dataprev ainda não foi feita será que é Por que estou inscrito no site ?por isso a demora?

  22. Randolph berro Diz

    Acabei de checar a Dataprev e nada ainda sobre a 4análise no Dataprev obrigado

  23. Lucas Diz

    tenho um filho pequeno que mora comigo e dei ima olhada na analise e foi negado!….sou solteiro e nada de receber esse retroativos,espero que possa contestar!

  24. Karla Diz

    Boa tarde
    Pq. Só os pais solteiros vão receber o auxílio, para as mães solteiras que não tem renda não recebe, e pessoas que dependia do auxílio,fica ruim, não era muito mas ajudava.

  25. Lucas Diz

    Sim eu já consegui ver o valor de 3 mil aprovado parcela única

  26. Israel Diz

    Algum pai que não esteja no Auxilio Brasil, já conseguiu ver no sistema do Dataprev se realmente esses retroativos aparecem?

  27. Lúcia Maria Oliveira Fontes Magalhães Diz

    Gostaria de saber se estou incluída no auxiliar emergencial.

  28. Edina Maria da Silva Diz

    Foi bloqueado meu auxílio emergencial em 200 21e sou mãe solteira chefe de família tenho 10 filhos e ainda foi negado

  29. daniel barbosa dos sa Diz

    dinheiro

  30. Magali Antonio Francisco Diz

    As idosa vao receber o auxilio este ano pois eu tenho o cartao como vou saber se eu tenho direito

  31. Fábio monteiro Diz

    Eu não recebi ainda falta três parcelas

  32. Luciana Pereira da Silva Diz

    Saber mais sobre axilio emergência

  33. Edna Diz

    Tenho duas filhas e não recebi este ano ainda ,ano passado recebi auxilio emergencial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.