Auxílio Emergencial: governo não descarta novas mudanças no calendário

O Governo Federal não descarta a possibilidade de fazer novas mudanças no calendário do Auxílio Emergencial. Quem disse isso foi o próprio Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Ele participou nesta sexta-feira (16) de uma entrevista coletiva.

De acordo com Guimarães, a Caixa vai observar como o fluxo de pagamentos vai se comportar nas próximas semanas. A depender disso, eles poderão antecipar os saques da segunda parcela do novo benefício. Esse é um dos pontos que as pessoas mais estão reclamando nas redes sociais.

Nesta semana, a Caixa anunciou a antecipação das datas dos saques. Mas aquilo só valeu para a primeira parcela. De acordo com o novo calendário, os informais irão poder sacar o dinheiro da primeira parcela já no dia 30 de abril, e não mais no dia 4 de maio.

Mas o calendário dos saques da segunda parcela continua o mesmo. E até agora, não há nenhuma previsão de mudança. Seja como for, Pedro Guimarães deixou claro que a depender do ritmo desses pagamentos, essa segunda data pode acabar sendo antecipada também.

Na mesma entrevista coletiva, Guimarães disse ainda que a Caixa pode fazer alterações também nas datas de pagamentos do novo Auxílio Emergencial. Mas é bom lembrar que tudo isso fica no campo das possibilidades. Oficialmente, nada mudou ainda.

Calendário dos saques

Como dito, o Governo Federal antecipou as datas dos saques do novo Auxílio Emergencial. Os informais que nasceram em janeiro só iriam poder sacar o dinheiro nas agências a partir do próximo dia 4 de maio. Agora, eles poderão sacar no dia 30 de abril.

Existia uma grande pressão popular para que a Caixa antecipasse essas datas desses saques. É que muita gente não tem acesso aos dispositivos com internet. Portanto essas pessoas precisam tirar esse dinheiro de forma presencial. Caso contrário, elas não irão conseguir fazer qualquer tipo de movimentação.

Além disso, muitas pessoas querem usar o dinheiro para comprar comida de forma rápida. Isso só seria possível com o saque do dinheiro nas agências. Apesar da antecipação no prazo, muita gente ainda seguiu criticando o Governo. Eles alegam que já precisavam sacar esse dinheiro agora.

O que diz a Caixa

A Caixa Econômica Federal diz que a sua principal preocupação é com a segurança dos trabalhadores que irão receber o Auxílio. De acordo com o Presidente, Pedro Guimarães, se o banco liberasse os saques já agora, as agências já iriam registrar filas quilométricas.

E qual o problema disso? É que o país vive neste momento a sua pior fase da pandemia do novo coronavírus. Quase 370 mil pessoas já morreram em decorrência do vírus desde o início do período pandêmico por aqui. Por isso, as aglomerações preocupam.

É também por isso que os agentes da Caixa estão pedindo para que as pessoas evitem ir para as agências da Caixa. Existem alguns casos onde as pessoas precisam de fato ir até os pontos físicos. Mas na maioria das vezes, essas idas são evitáveis. Pelo menos é isso o que diz a própria Caixa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.