Auxílio Emergencial: dupla roubava dinheiro da conta das vítimas, diz PF

Segundo informações da Polícia Federal (PF), duas pessoas são investigadas por roubar dinheiro de usuários do Auxílio Emergencial

Imagine que você recebeu um saldo do Auxílio Emergencial, conferiu o recebimento e logo no dia seguinte percebe que o dinheiro não está mais lá. Segundo informações da Polícia Federal (PF), algumas pessoas passaram por esta experiência nos últimos anos. Dessa forma, ao menos uma parte dos casos tenham como causa a ação de uma dupla de criminosos no Rio de Janeiro.

Nesta quarta-feira (1), a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Conforme as informações oficiais, a  3ª Vara Federal de São João do Meriti que expediu o documento. Mais de 30 agentes da PF ajudaram na operação, que ganhou o nome de Zoomers.

Tentativas de fraudes

Segundo a Polícia, o Ministério da Cidadania começou a desconfiar da ação de duas pessoas que estavam no Rio de Janeiro. Em um curto espaço de tempo, eles consultaram dados de mais de 60 CPFs de usuários do Auxílio Emergencial. Ao comparar os dados com as informações que estão disponíveis na Base Nacional de Fraudes, o Ministério chegou à conclusão de que tudo poderia ser uma tentativa de golpe.

Em suma, a Polícia concluiu que a dupla que estava no Rio de Janeiro pegava os dados de usuários do Auxílio Emergencial para entrar em suas contas. Posteriormente, eles roubavam o dinheiro depositado em seus perfis. Além disso, eles também usavam as redes sociais para vender os dados das vítimas para que outras redes de criminosos tivessem acesso às informações.

A Polícia Federal não divulgou o nome dos envolvidos no esquema do golpe. De qualquer modo, os agentes disseram que eles serão processados pelos crimes de estelionato e de associação criminosa. Neste momento, a PF segue as buscas por mais quadrilhas que atuavam para fraudar os pagamentos do Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Olho no Auxílio Brasil

Agentes da Polícia Federal também garantem que estão de olhos abertos para os pagamentos do Auxílio Brasil. Segundo informações da PF, quadrilhas também podem estar agindo para tentar roubar dados e informações importantes de usuários.

Desde o ano passado, o Governo Federal adotou uma espécie de política do pente fino. Nesse sentido, a ideia é reavaliar as contas de todos os usuários do Auxílio Brasil na tentativa de encontrar possíveis fraudes e bloquear os possíveis fraudadores.

O Governo Federal teme que o cenário do Auxílio Emergencial se repita agora. Recentemente, a Controladoria Geral da União (CGU) informou que o Planalto perdeu bilhões de reais com pagamentos indevidos nos anos de 2020 e de 2021.

Como se defender de golpes

A Polícia Federal afirma que não é possível se defender completamente de golpes digitais. De modo que qualquer pessoa pode ser vítima da ação de criminosos a qualquer momento. Seja como for, é possível tomar alguns cuidados para diminuir as chances de fraude.

Uma das medidas é evitar clicar em links, sobretudo os que são enviados por desconhecidos. Através desses cliques, os criminosos podem instalar vírus maliciosos em seu celular. Dessa forma, eles podem conseguir roubar seus dados.

Outra dica é desconfiar de promoções e oferecimentos de vantagens muito explícitas e fora da realidade. Normalmente, criminosos enviam ofertas acima do comum. Em qualquer sinal de dúvida, a dica é não clicar em nada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.