Auxílio Emergencial: caixa conclui oficialmente pagamentos da 6ª parcela

De acordo com o calendário do programa em questão, pagamentos da 6ª parcela do Auxílio Emergencial terminam neste domingo (3)

O Governo Federal está concluindo neste domingo (3), os pagamentos da 6ª parcela do Auxílio Emergencial. De acordo com as informações do calendário do programa, este repasse está indo agora para os informais que nasceram no mês de dezembro. Trata-se portanto do último grupo de usuários.

Para os informais, o pagamento desta sexta parcela começou ainda no último dia 21 de setembro. E para aqueles que fazem parte do Bolsa Família foi no dia 17 do mesmo mês. Ao todo, estima-se que algo em torno de 35 milhões de pessoas receberam os montantes do 6º ciclo do benefício em questão.

Os valores seguiram os mesmos. A parcela variou entre R$ 150 e R$ 375. São portanto patamares bem mais baixos do que aqueles que se viu por aqui no ano passado. O Governo Federal argumenta que essa queda aconteceu porque o país não está mais sob o período de calamidade pública, o que os obriga a respeitar novamente o teto que limita os gastos públicos.

No caso dos informais, o recebimento dessas quantias da 6ª parcela aconteceu apenas de maneira digital. Isso quer dizer portanto que essas pessoas só puderam mexer no dinheiro através de meios digitais. Podemos citar aqui, por exemplo, o app do Caixa Tem ou mesmo o sistema Internet Banking.

Esses cidadãos também terão o direito de sacar o dinheiro desse benefício. E de acordo com o calendário oficial do Auxílio Emergencial, isso vai acontecer a partir desta semana. Já na segunda-feira (4), a liberação do uso da quantia em espécie vai começar para aqueles informais que nasceram no mês de janeiro.

Sétima parcela

De acordo com o calendário oficial do Auxílio Emergencial, já há uma data para o início dos pagamentos da 7ª parcela do programa. Vai ser no próximo dia 18 de outubro. Pelo menos é isso que vai valer se nada mudar até lá.

Nesta data, irão receber o repasse os usuários do Bolsa Família que estejam momentaneamente no Auxílio Emergencial. Mais especificamente são aqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

Para os informais, os pagamentos da 7ª parcela deverão começar dois dias depois. No próximo 20 de outubro, a Caixa Econômica Federal deverá depositar o dinheiro do 7º ciclo para os informais que fazem aniversário em janeiro.

Prorrogação do Auxílio

Em tese, o que se sabe é que falta apenas mais um pagamento para o fim do Auxílio Emergencial. É que de acordo com o calendário oficial do programa, o último repasse do benefício deverá acontecer agora em outubro.

No entanto, há uma ala do Governo Federal que está trabalhando internamente para conseguir prorrogar o programa mais uma vez. E de acordo com informações de bastidores, o plano é aumentar os pagamentos por algo torno de seis ou sete meses.

Caso isso aconteça, os repasses do Auxílio Emergencial poderiam seguir para o próximo ano de 2022. A expectativa é que o Governo Federal faça um anúncio sobre esse tema a qualquer momento durante esta semana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.