Auxílio Emergencial: Governo deve abrir inscrições para a prorrogação?

Antes mesmo de confirmar a prorrogação do Auxílio Emergencial, muita gente está perguntando se teremos novas inscrições

A cada dia que passa a confirmação de uma nova prorrogação do Auxílio Emergencial fica mais real. É que vários membros do Governo Federal estão confirmando que é isso o que muito provavelmente vai acontecer. É justamente por isso que as dúvidas em torno do tema estão surgindo cada vez mais.

Uma dessas questões é sobre a inscrição no programa. Uma internauta deixou a seguinte pergunta em seu perfil oficial do Twitter: “Vocês irão abrir novas inscrições na prorrogação: Tem muita gente que precisa do dinheiro e que não está recebendo nada. Vocês precisam dar essa resposta”, questionou ela.

A verdade é que oficialmente ainda não se sabe se o Governo vai fazer isso. Isso porque o Planalto ainda não confirmou oficialmente nem a própria prorrogação. De qualquer forma, informações de bastidores dão conta de que é muito pouco provável que o Planalto resolva inserir mais gente no programa.

Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o Governo precisaria atuar para atender as 25 milhões de pessoas que ficarão sem auxílios a partir de novembro. Essa conta dele só leva em consideração os cidadãos que estão recebendo o programa atualmente e que o perderão a partir de novembro.

Isso pode ser portanto um indício de que em uma possível prorrogação, o Auxílio Emergencial acabe indo somente para os indivíduos que já recebem as parcelas atualmente. Assim, as pessoas que estão sem nada agora, poderiam mirar apenas no novo Bolsa Família. O projeto deve entrar em cena a partir de novembro.

Inscrições

A grande reclamação por parte dos usuários é que o Governo não abre inscrições para o Auxílio Emergencial já há um bom tempo. Quando eles retomaram os pagamentos do programa em abril, a opção foi por usar o banco de dados já existente.

Esse sistema acabou deixando muita gente de fora. Pessoas que, por exemplo, perderam o emprego depois do fechamento das inscrições não tiveram mais nenhuma oportunidade de tentar uma vaga no programa.

Entre julho e agosto, o Governo Federal optou mais uma vez por prorrogar o benefício por mais três meses. Acontece que eles não abriram novas vagas mais uma vez. Assim, não existiram novas inscrições. E a tendência agora é que isso aconteça de novo.

Efeito contrário no Auxílio

O mais provável de acontecer neste momento é que o Governo Federal aprove uma prorrogação, mas para ainda menos gente. Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o programa atende algo em torno de 35 milhões de pessoas.

De acordo com informações de bastidores, o Ministro da Cidadania, João Roma, acredita que o melhor a se fazer é manter o programa e ir diminuindo ele aos poucos. Isso pode indicar portanto que eles irão tirar usuários, e não colocar mais.

De qualquer forma, vale sempre lembrar que essas são apenas hipóteses prováveis. De oficial mesmo, só há o fato de que o Palácio do Planalto vai seguir pagando o Auxílio Emergencial até outubro. Agora é esperar para saber se isso vai mudar e como vai mudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.