Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Auxílio Emergencial 2021: Projeto para prorrogar calamidade pode estender benefício

O auxílio emergencial, criado em abril de 2020 com a finalidade de ajudar os brasileiros em meio a pandemia do novo coronavírus, chegou ao fim em dezembro. Entretanto, parlamentares se mobilizam para prorrogar o pagamento do benefício para este ano.

O senador Weverton (PDT-MA), apresentou ao Congresso, no início desta semana, o Projeto de Decreto Legislativo 1/2021, que prorroga o estado de calamidade pública até 30 de junho. O decreto inicial chegou ao fim em 31 de dezembro.

Ainda, através das redes sociais, o senador se manifestou em defesa da extensão do decreto, que também permitiria a prorrogação do auxílio emergencial. De acordo com o senador, a crise econômica poderia ser agravada com novas medidas de isolamento.

“Apresentei um projeto que prorroga o estado de calamidade por mais 180 dias. A proposta é muito importante para o Brasil. O texto vai permitir gastos na área de saúde para comprar, por exemplo, vacina. Possibilita também a prorrogação do auxílio emergencial de R$ 600”, disse o senador.

Uma reunião deve acontecer nos próximos dias entre o Ministério da Economia e senadores para avaliar a situação fiscal do país e a possibilidade de novos pagamentos do auxílio em 2021.

Governo nega novos pagamentos

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, reiteram que novos pagamentos do auxílio emergencial não serão feitos. Segundo eles, não há “espaço fiscal e orçamento” para isso.

Bolsonaro afirmou, na última terça-feira (05), que o Brasil atravessa uma grave crise econômica e que não há nada ser feito, pois “o Brasil está quebrado”. No entanto, o ministro afirmou no ano passado que prorrogação do auxílio emergencial em 2021 seria certa caso uma segunda onda de infecções do coronavírus chegasse ao Brasil.

O fim do pagamento do auxílio emergencial deixará cerca de 48 milhões de brasileiros sem renda no início de 2021. Até o momento, o governo ainda não anunciou a criação de um novo programa de renda social.

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
42 Comentários
  1. Lucileide santos Diz

    Peço a Deus que seja aprovado a prorrogação do auxílio emergêncial, nóis dependemos desse dinheiro pra sobreviver até essa pandemia passar! E tenho fé em Deus que passe logo! 🙏🙏

  2. Venâncio Diz

    Bolsonaro nem tem partido e para se eleger é obrigado a eatar filiado. Lógico que nem ele ou o povo gostam de político, mas é a lei.
    Se nós, povo/plebe, fonte de todos os poderes e inclusive o constoruinte, que estamos acima de todos os poderes sendo todos os outros apenas concessões nossa tivéssemos ido às ruas, e ainda podemos assim que quisermos pois ainda estamos numa democracia e não na China, para apelar às forças armadas por democracia direta para que haja plebicitocracia prevista até mesmo na constituição atual para ficarmos no lugar de deputados e vereadores e também substituição de prefeitos e governadores por administradores federais hoje nós e não eles estaríamos no poder restaurando a democracia e poderíamos substituir todos os ministros do STF.
    Aí o Brasil estaria com a economia disputando o primeiro lugar no mundo com os EUA, teria emprego, concurso público para todo mundo e o salário mínimo não seria menos que 5000$ e com renda mínima para todos que precisarem.
    Sem deixar de lembrar todos que tivessem que ser processados, julgados e condenados seriam não importando se é senador ou ministro do STF.
    Não teria saidinha para presidiário, teria pena perpétua, de morte, castração química para pedófilo e estuprador, etc.
    Sem falar que quem praticasse corrupção iria para a cadeia em primeira instância no presídio e não em mansões de luxo vivendo como reis com nosso dimheiro roubado que acaba faltando para tudo e teriam que devolver cada centavo corrigido e com multas bilionárias para saber o que é viver do trabalho mas só depois de sair da cadeia, mas já trabalhando dentro do presídio comum para ir apreendendo.
    Basta o povo se unir sem ódio no coração e fazer a coisa certa recuperando o estado democrático de direito, as instituições e democracia pois assim é que teremos o pais dos nossos sonhos que torna possível que todos possam realizar seus sonhos com trabalho e honestidade.
    Enquanto povo briga dividido subjugado pelo ódio, orgulho e fanatismo eles vivem como reis em sua ditadura onde a democracia que é o exercício da vontade do povo é apenas um detalhe e o povo apenas gado marchando para o curral e abate como nas filas do SUS ou no Amazonas agora.
    O povo é que decide e se isto não for motivação suficiente talvez só o inferno seja e aí talvez seja tarde demais.

  3. Venâncio Diz

    O congresso barrou tudo que o Bolsonaro tentou fazer, foram 50 medidas e apenas 2 foram aprovadas pelo congresso. O que o congresso não consegue embassar, o STF embassa pois não tem mais mensalão.
    Não deixam arrumar a economia para não ter dinheiro para nada e o resto o STF mandou para governadores nem hospital de campamha fazer e meter tudo no bolso. O governo do Amazonas está praticando genocídio por asfixia e o congresso derrubou o renda cidadã e ainda tem gado para mugir contra um governo honesto ficando ao lado dos políticos e ministros do STF ou colocando como asnos tudo no mesmo saco por burrice ou cretinice.
    Os políticos e o STF querem afundar o Brasil e colocar a culpa no governo mesmo sendo claro que congresso sempre dá a decisão final e o STF faz o resto.
    Quem decide o orçamento é o congresso e o executivo executa e só querem aumentar despesa e sufocar medidas economicas para melhorar a economia para o Brasil quebrar pois o deles está garantido e quem vai se ferrar é povo sem emprego, com hiperinflação com até polícia e professores sem salário para colocarem a culpa no governo e os asnos morrendo fome e mergulhados no inferno da violência e caos social acreditarem implorando por socorro de coleirinha e de quatro limpando as botas deles com a língua e nada vai mudar jamais por mais que façam manifestações exatamente como foi nas anteriores.
    Só tiraram a Dilma por disputa interna por poder pois quando a lava-jato chegou nos tucanos, no resto dos políticos tudo parou, acabou. Agpra o foco é Bolsonaro ou sua família e quem estiver com ele porque não tem mais mensalão e a corrupção, sistema, tem que continuar e resiste pois eram trilhões de dólares todos os anos no bolso deles, empresários, mídia, classe política, juízes, promotores, TCU, STF, todo sistema.
    Quem obrigou o governo a mandar grana sem limites para governos dos eatados?
    Quem não aprova as medidas do governo para a economia afundar e quebrar Brasil porque não tem mensalão?
    Porquê o governo anterior usou o mensalão?
    Cadê os hospitais campanha?
    Quem travou renda mínima?
    De quem é a culpa do genocídio por asfixia na Amazônia?
    Será que o povo/plebe vai ser gado de curral e matadouro ao lado do mensalão e covidão ou vai para as ruas decidir o jogo como deve ser uma democracia ficar ao lado da honestidade e de si mesmos chamar os militares por democracia direta para um regime de plebicitocracia e limpeza das instituições para que sejam recuperadas junto com o estado democrático de direito?
    Ou vão apenas dar show de ódio, infantilidade e ignorância para decretar sua escravidão e submissão eternas?
    Democracia é povo no poder e se ele é apenas um escravo útil e submisso, desunido e brigando ao invés de se unir estamos numa ditadura e o povo é apenas um detalhe.

  4. Rodolfo Diz

    Estes tralhas sabem nem mentir porque o presidente tá tão preocupado em da o auxílio p povo será o que se não vai sair do bolso dele André Janones já falou da onde sairia o recurso eles tão querendo guerra civil e o que está parecendo só pode ou da ok er do povo ou vai ficar feio o negócio tantas mortes fome tão fingindo de cego só Deus por nós porque congresso são pouco que luta pelo povo

    1. Venâncio Diz

      Sabe o que acontece se o Brasil quebrar? Já ouviu falar em hiperinflação?
      Acha que vão emprestar dinheiro de graça para o Brasil ou que vão emprestar se o país não tiver como pagar?
      Sem deixar de lembrar que nós pagaremos os juros que são diretamente proporcionais ao risco e o tempo para pagar enquanto não pagar é juro em cima de juro, tudo em DÓLAR. Se der calote aí não tem ninguém que empreste mais e vamos ter que vender o Brasil e bem baratinho porque não vai valer mais NADA. Talvez vender a Amazônia se não tomarem na mão grande.
      Acorda cara, cada país é resultado de seupovo e o povo de sua cultura.
      Imagine o Brasil se seu povo fosse israelense, japonês ou sul-coreano.
      Eu não queria dizer isto, mas é o fato e minha esperança é queo povo mude para que o Brasil se salve através da democracia direta. O meu eu consigo tirar da reta, mesmo perdendo meu país para os vermes e parasitas no poder porque o povo deixa é só sabe obedecer como gado de curral e matadouro currados e mortos em massa escravizados no país da malandragem.

  5. João Batista Diz

    Esse país só vai mudar q ouver uma matança pra limpar essa terra!!! Isso é culpa desse sistema judiciário nojento de um STF corrupto e vendido!!!

  6. Kleber Costa Diz

    No Amazonas até toque de recolher foi decretado quem tem dinheiro na conta e vive da desgraça dos outros é fácil dizer fica em casa
    E os governantes de braços cruzados.

  7. Joana Bravo Climent Diz

    Boa tarde! Senhores Senadores, parlamentares, governantes, Sr. Bolsonaro deixem de mentir e ajudem o povo, não é momento de tanto blá, blá, blá, queremos ver vcs agirem com o coração , chega de corrupção, de mentiras, estamos em um cenário de guerra , fome, doença e morte !!! Vamos Sr Guedes, deixe de ser conversa mole, torne-se um homem do bem e menos ganancioso, o Sr tbm vai morrer!!! Os Senhores são motivo de Chacota por todo o mundo! Ouvi dizer que vcs são fascinoras! Vcs irão pagar as contas com Deus! Eu não tenho medo de nada, pois sou uma pessoa do bem ! Mas vcs deveriam ter medo sim pois a irá de Deus vai pegar vcs ! Auxílio emergencial já para o povo !!!! E um auxílio emergencial de no mínimo 600,00. Que vergonha oferecer ao povo 200,00. Gostaria de ver vcs com 200,00 por mês…isso é o fim do Brasil. Presidente Bolsonaro o Sr. é líder de um país e diz que não se responsabiliza por vacinas ? O senhor é responsável pelo que ??? Vcs se promoveram altos salários, porque tanto dinheiro ? Vcs precisam do povo, ninguém vive sem ninguém!

  8. Cristina Diz

    Se o país estivesse quebrado eles não aumentaria o próprio salário vergonhoso estamos todos sem saída sem emprego só por Deus até a área de diarista que é que eu trabalho está escassa pq quem tá desempregada optou por trabalhar nessa área uma vergonha

  9. Joana Bravo Climent Diz

    Sr. Paulo Guedes e Sr Jair Bolsonaro, 200,00 de auxílio emergencial é ridículo. Quantia essa que não supre nada. Será que vcs dois passariam com 200,00 por mês ??? Que vergonha de ser brasileira !!! Deixem de ser mal feitores, ajudem a população o quanto antes!!! Homens gananciosos, pouco sábios, inconsequentes, é hora de dividir o pão, parem de desviar verbas, vcs tbm irão morrer. Ajudem novamente com o auxílio emergencial! Essa porcaria de Brasil não tem nem empregos, como vamos trabalhar ??? Vcs precisam agir, agir, agir, Sr Guedes deixe de ser perverso, ajude a humanidade! O Sr. Irá queimar no inferno se não se tornar um homem reto de coração! Isso é canalhice culpar o povo das cotas públicas! Vcs precisam ajudar o povo, estamos em um cenário de pura desgraça e vcs ainda estão pensando se vão ou não dar o auxílio emergencial ! Espero Sr Guedes e Sr Bolsonaro que vcs consigam ter saúde para gozar de tanto dinheiro…

  10. Marco Van Gogh Diz

    Esses políticos cretinos e sem alma pois não estão nem aí para o povo mais pobres desse país… eles tem seus dinheiros protegidos da pandemia e não contribuíram em nada com a pandemia e foram incapazes de reduzirem os gordos salários e bônus as nossas custas e agora que deveriam dar a cobtribuiç..ficam adiando essa porcaria de auxilio emergencial que para os mais vuneraveis faz muita diferença…levanta as bundas das poltronas do povo e mexam se polticos

  11. Laura Ana Alves de Barros Av Olegário. Santana 260 vala Boa Goiás Diz

    Precisamos de um custo de vida mais baixo saúde e emprego

  12. Renato Gomes Diz

    Se não vaão mais ajudar os desempregados, porque não dão emprego a todos que estão cadastrados no programa?

  13. Marcelo Diz

    Com esse presidente medíocre e ruim de serviço, junto com o mão de vaca ,muquirana do Paulo Guedes .acho muito difícil….eles tratam o povo brasileiro como se fosse gado de fazenda dois cabeça dura ignorante….estamos ferrados e ainda falta 2 anos para tirar essas pragas do poder

  14. LUIZ FERNANDO FARIA Diz

    E salário deles só aumenta kkkk

  15. Dijalma Vieira de Sousa CPF 011 941 408 23 Diz

    Vergonhoso, desonesto e incorreto! Posso dizer e provar o quanto o auxílio emergencial foi para uns e outros não, conheço pessoas que nunca deram uma barra de sabão para o pai aposentado que paga todas as contas de casa enquanto o filho e filha recebe o auxilio e faz churrasco e deixa o país com contas atrasadas na farmácia e faturas de cartão, enquanto nossos políticos não tomam conhecimento de uma porcaria de abono de 2 000 mil para esses aposentados, não é mais possível acreditar em meu país com uma gangue de vagabundos tomando conta dele.

  16. Ana Diz

    Falta muito para o Debby sair? O Loyde já saiu…
    Dinheiro eles tem sim, e mais é dinheiro do povo… No caso nosso…
    #forabolsonaro

  17. Venâncio Diz

    o congresso barrou todas as reformas para o governo poder financiar o renda mínima e ainda travou o projeto no congresso. Além disto, o STF obrigou o governo mandar verbas sem teto de valor para os estados praticarem o COVIDÃO como no Amazonas que meteram a grana no bolso praticando genocídio ppr asfixia e ainda tem gado do STF e dos políticos colocando a culpa no Bolsonaro. Então os ministros do STF e os políticos lhe representam e Bolsonaro não sem nenhum escândalo de corrupção em toda sua carreira. A culpa é do gado que fica mugindo pedindo ajuda para políticos e membros do STF ao invés de pedir aos militares nas manifestações plebicitocracia e recuperação de nossas instituições que estão infestadas por vermes psicopatas que se alimentam da morte e eu me responsabilizo pelo que digo pois não sou covarde

  18. Neverton Diz

    recebi apenas duas parcelas de 300 não vou receber mais nada até pra pegar um bico tá difícil por conta dessa pandemia só por Deus na causa.

    1. Venâncio Diz

      Se as manifestações fossem feitas apelando não para a classe política do regime de corruptocracia atual e para os ministros do STF que sustenta o poder da classe política e a pauta fosse exigência de democracia direita que inclusive é prevista na nossa constituição para termos uma plebicitocracia e por uma faxina institucional para recuperação, por exemplo, do STF para recuperarmos o estado democrático de direito hoje teríamos o renda mínima para todos os brasileiros.

  19. Valquiria furtado gaçia Diz

    Eu gostaria quem recebe o auxílio emergencial em dia poderá receber novamente

    1. Venâncio Diz

      Se for entendido sim, todos receberemos.

  20. Jair da Silva Junior Diz

    Somos catadores de reciclagem precisarmos muito do auxílio pois temos duas criancinhas de 2 anos e outra de 10 meses estamos perdidos no que fazer

    1. Venâncio Diz

      Procure o CRAS/centro regional de assistência social mais próximo

  21. Edileuza Diz

    O brasil ta quebrado desde que o mundo é mundo,o que é mas engraçado que o salario deles nunca deixam de ser pagos tao pouco tem redução e pouco menos ainda os seus beneficios.
    Obra pelo mundo a fora pq se não tiver obras e contratos não tem como roubar;as chamadas tao famosas licitaçoes.
    Kd o dinheiro e os bens de traficantes e empresários que foram confiscados?pra onde foi esse dinheiro?
    Presidente dos outros pq a mim vc não representa bota a cara e responde pq vc n pega renuncia ao seu salário e assim os seus para pagar os fu cionarios pu licos?
    Vai utilizar dos seus beneficios publicos da sua saude pu lica do seu estudo público?
    Ase ponha no lucar do outro passando pelo que o outro passa ai depois venha conversar comigo.
    Brasil ja passou da hora de horar as calças que veste!
    BOLSONARIO VC NÃO ME REPRESENTA EU TENHO VERGONHA DESSE PAIS.

    1. Venâncio Diz

      Filho o congresso barrou todas as reformas para o governo poder financiar o renda mínima e ainda travou o projeto no congresso. Além disto, o STF obrigou o governo mandar verbas sem teto de valor para os estados praticarem o COVIDÃO como no Amazonas que meteram a grana no bolso praticando genocídio ppr asfixia e ainda tem gado do STF e dos políticos colocando a culpa no Bolsonaro. Então os ministros do STF e os políticos lhe representam e Bolsonaro não sem nenhum escândalo de corrupção em toda sua carreira.
      A culpa é do gado que fica mugindo pedindo ajuda para políticos e membros do STF ao invés de pedir aos militares nas manifestações plebicitocracia e recuperação de nossas instituições que estão infestadas por vermes psicopatas que se alimentam da morte e eu me responsabilizo pelo que digo pois não sou covarde.

    2. Venâncio Diz

      Obra pelo mundo afora não, apenas no Brasil e infraestrutura. No tempo da esquerda na presidência, com apoio do congresso via MENSALÃO em regime de corruptocracia, é que tinham obras fora do país e apenas em ditaduras sempre de infraestrutura, aqui só estádios e obras inacabadas que o governo está finalizando com a merreca de grana que sobra do congresso e que o STF não mandou para os estados não construíresequer hospitais campanha . Não adiantou fazer manifestação porque não foi chamado os militares exigindo democracia direta, prevista inclusive na constituição atual, para que tenhamos plebicitocracia.

    3. Venâncio Diz

      o congresso barrou todas as reformas para o governo poder financiar o renda mínima e ainda travou o projeto no congresso. Além disto, o STF obrigou o governo mandar verbas sem teto de valor para os estados praticarem o COVIDÃO como no Amazonas que meteram a grana no bolso praticando genocídio ppr asfixia e ainda tem gado do STF e dos políticos colocando a culpa no Bolsonaro. Então os ministros do STF e os políticos lhe representam e Bolsonaro não sem nenhum escândalo de corrupção em toda sua carreira. A culpa é do gado que fica mugindo pedindo ajuda para políticos e membros do STF ao invés de pedir aos militares nas manifestações plebicitocracia e recuperação de nossas instituições que estão infestadas por vermes psicopatas que se alimentam da morte e eu me responsabilizo pelo que digo pois não sou covarde

    4. Adarlan Alfredo Santos Diz

      Infelizmente ficará pior, porque os Governantes metem a mão no dinheiro todo quem sofrem são os pobres

      1. Venâncio Diz

        Sim e com a garantia do STF que obriga o governo a mandar grana para eles e ajudando o congresso a não deixar o governo eleito democraticamente governar. Para quebrar o pais não deixando o governo eleito democraticamente arrumar a economia e arrancar dinheiro para o COVIDÃO ao mesmo tempo. Pegaram a grana e nem hospital de campamha tem praticando genocídio. Para o gado não basta o curral se não tiver o matadouro.
        Talvez a solução seja mandar o povo brasileiro para a lua e colocar israelenses, sul-coreanos e japonesas aqui. Povos de cultura decente, aí o Brasil deixa de ser o país da malandragem e vira a maior potência mundial.

    5. Mara Custódio Diz

      Parabéns, amei seu comentário, esse país tem dinheiro sim, é muito, caso contrário não haveria tanta corrupção e roubalheira por parte desses políticos e desse presidente sem moral.

      1. Mircleide Diz

        Realmente. Amazonas em estado de calamidade pública. O povo não pode sair pra trabalhar… como fica o pobre sem emprego e sem o auxilio???? Gostaria de ver esses políticos viveram com esses 200 reais por mês. Onde moro só um litro de óleo custa 10reais. Uma carga de gás 130reais.

    6. Cris Diz

      👏👏👏👏👏

  22. Anderson Diz

    O Brasil tem um dos Impostos + caro do Mundo, eh o Brasil não tem dinheiro?
    Pra vcs o Brasil tem dinheiro, para o povo não tem dinheiro.
    É uma put… sacanagem!!

  23. Espedito Silveira de Oliveira Diz

    Quanto à propaganda sobre a Caixa Econômica Federal está expedindo o cartão de crédito e débito intitulado de cartão sem consulta, eu afirmo categoricamente que é propaganda enganosa, uma mentira, pois eu estive numa agência da Caixa Econômica na cidade de Patos-Pb, agência 4982, no ultimo dia 12, agência esta onde sou cliente, tenho uma conta poupança, e todo feliz solicitei um cartão de crédito e débito sem consulta ao serasa ou spc. Pois bem, para minha frustação, a atendente da Caixa olhou para mim e disse: nós não liberamos CARTÃO sem consulta ao serasa e spc. Foi curta e grossa. Falei pra ela da propaganda nas redes sociais sobre o cartão sem consulta anunciada pelo presidente da Caixa, mas ela repetiu que CARTÃO sem consulta não existe. Portanto: propaganda enganosa.

  24. Maria Auxiliadora Diz

    Chega de Auxilio

  25. Pernambuco Diz

    Acho que esse Presidente da República ou é doido mesmo ou está querendo fazer alguma merda com o povo brasileiro. O cara dizer que o País está quebrado, esse é a pior demagogia e mentiras que ele já conseguiu se pronunciar. Sem falar das pornofonias que ele sempre solta para desmoralizar o Brasil a dignidade dele e o povo brasileiro em decorrência de tantas mentiras. O povo brasileiro não é mais.idiota de cair nas ciladas mentirosas do Presidente Bolsonaro. O bom para esse Presidente Bolsonaro é a família dele e os filhos estarem bem e o seu bando de políticos mal caráter. Que só peocuram acabar com a vida do povo brasileiro sofredor, pobre, decadente que está passando necessidades devido a pandemia e a fome se.alastrando de Norte a Sul do Brasil.

  26. Marcos luiz De Oliveira Diz

    Se o Brasil esta quebrado porque os senador anda carro de luxo viajem para exterior s sua viajem tem um custo muito isto não só nosso senadores vereadores prefeitos e mais gente que não precisa falar né. Vacinas para pobre paulada na cabeça

  27. VIVIANE VIEIRA FIDELIS Diz

    Porque não dá emprego para todos. Eu não queria o auxilio emergencial eu só quero emprego. Desde a pandemia estou desempregada, mas o auxilio ajuda tbem… Tantas empresa precisando exige tanta experiência mas não paga o que deve para o ser humano. Mas tenho dois filhos para sustentar e o que vim para mim vou aceitar pois não quero passar fome. E o auxilio me ajudou muito. Mas o que quero mesmo é um emprego. Me ajuda com emprego

  28. Nilza azevedo pereira Diz

    E quem não ganhou é tá desempregada continua não ganhando parabéns não lembra q tem gente q não ganhou

  29. Adriana Diz

    Auxilio????Quem realmente precisou ñ recebeu.Palhacada isso só pra enganar o povo e aumentar os impostos bando de hipócritas.

  30. celso Fausto de Vasconcelos Diz

    dinheiro não falta para fazer o bem a população que tanto precisa num momento tão ruim e perdas irreparável abs

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.