Isolamento social pode estimular transtornos alimentares

Devido à mudança de rotina e a própria falta de interação com outras pessoas, o isolamento social, medida extremamente eficiente no controle das manifestações da Covid-19, vem agravando muitos quadros de saúde mental.

O medo, ansiedade e a angústia provocados por esta situação de reclusão, acaba gerando em algumas pessoas, distúrbios emocionais, como é o caso da Compulsão alimentar.

A compulsão alimentar, nada mais é, do que o descontrole da ingestão de alimentos, onde a pessoa acaba comendo muito em um curto período de tempo.

A falta de saciedade é um sintoma comum neste tipo de transtorno, além disso, na maioria dos casos, pode não haver sensação de fome.

Vale destacar, que o fato de estar em casa, muitas vezes, sem algum tipo de ocupação ou assistindo TV, hábito este, que também acaba contribuindo para o ato de se alimentar sem fome, são considerados fortes gatilhos para induzir a compulsão de quem já passa por uma situação de estresse emocional.

Alerta pra os sinais de compulsão alimentar

O grande problema da compulsão alimentar, é que ela por muitas vezes é ignorada ou confundida com uma ansiedade momentânea.

Diante disto, as agravações surgem rapidamente, tornando a reversão do quadro ainda mais complicada.

Para quem já sofre de ansiedade ou depressão, por exemplo, a incidência de compulsão pode ser ainda maior, portanto, é importante ficar alerta aos seguintes sinais:

  • Se alimentar sem fome
  • Comer rapidamente
  • Falta de saciedade
  • Sentir culpa ou tristeza após comer
  • Comer escondido
  • Fazer misturas exageradas de alimentos

Apesar de estes sinais parecerem inofensivos para algumas pessoas, saiba que a compulsão alimentar pode desencadear outras complicações.

Agravações da Compulsão Alimentar

Este quadro de compulsão alimentar, geralmente acaba se tornando o início de outros transtornos, por isso, é importante diagnosticá-lo o mais breve possível. Ela pode desencadear doenças como obesidade, bulimia, anorexia, depressão, além de inúmeros problemas físicos devido ao aumento do colesterol, pressão arterial e até diabetes.

Como lidar com a compulsão alimentar?

O primeiro passo para lidar com a compulsão alimentar é identificar este transtorno e buscar ajuda médica.

Vale ressaltar também, que existem alguns tipos de alimentos que estimulam a sensação de saciedade. Estes alimentos, quando ingeridos regularmente aumentam no organismo, a capacidade de produzir um hormônio chamado serotonina.

A serotonina provoca a saciedade atuando como um neurotransmissor cerebral. Ela controla a taxa metabólica, auxiliando na qualidade do sono e concentração na hora da refeição.

Os alimentos que contribuem para formação de serotonina são:

  • Grão de bico
  • Banana
  • Aveia
  • Folhas verdes escuras
  • Arroz integral
  • Frutas cítricas
  • Oleaginosas (nozes e castanhas)

É importante destacar, que as agravações causadas pela compulsão podem contribuir para a baixa imunidade, assim como em maiores complicações na saúde para os pacientes contaminados pela Covid-19.

Diante disto, vale a pena cuidar da saúde mental, a fim de evitar possíveis transtornos, como também, priorizar uma alimentação mais equilibrada.

O isolamento social ainda é uma medida extremamente importante, por isso deve ser mantido. Caso o indivíduo sinta qualquer sintoma de uma síndrome emocional é indicado procurar um apoio médico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.