Auxílio de Inclusão Produtiva Rural 

O Auxílio Brasil na modalidade Inclusão Produtiva Rural incentiva agricultores baianos a buscar emancipação. Saiba mais!

O Auxílio Brasil na modalidade Inclusão Produtiva Rural incentiva agricultores baianos a buscar emancipação, destaca o Ministério da Cidadania.

Auxílio de Inclusão Produtiva Rural 

O benefício complementar do programa de transferência de renda do Ministério da Cidadania estimula retomada do plantio após chuvas e abre janela para ingresso no Alimenta Brasil, informa o Ministério da Cidadania em sua plataforma oficial.

Reconstrução para as regiões afetadas pelas fortes chuvas na Bahia

Em dezembro de 2021, muitas cidades do sul da Bahia foram castigadas com os efeitos de chuvas intensas que acometeram a região, conforme divulgado pela mídia nacional de forma ampla. As chuvas destruíram casas, causaram perdas de estoques no comércio e arruinaram plantações, resume o Ministério da Cidadania em seu portal oficial. 

Retomada no cultivo por meio do benefício

No pequeno município de Itaju do Colônia (BA), de 6,5 mil habitantes, as enchentes arrasaram as hortas dos indígenas da aldeia Bahetá. Quatro meses após a calamidade, o trabalho é de retomada do cultivo e as ações contam com suporte do Governo Federal, por meio do Auxílio Brasil na modalidade Inclusão Produtiva Rural, ressalta o Ministério da Cidadania. 

O Auxílio de Inclusão Produtiva Rural está sendo muito importante nessa fase de reconstrução, visto que muitos agricultores perderam a produção que tinham, sendo assim, o benefício é um ponto de partida para novos projetos.

O benefício de Inclusão Produtiva Rural complementa o Auxílio Brasil

Conforme informações oficiais do Ministério da Cidadania, o Auxílio Inclusão Produtiva Rural é um benefício complementar do Auxílio Brasil. Além dos R$ 400 que a família recebe usualmente, o programa prevê um valor mensal de R$200, por até 36 meses, a famílias que tenham em sua composição agricultores familiares. O incentivo pode ser acumulado a outros benefícios, destaca o Ministério da Cidadania.

Seleção automatizada por cruzamento de dados

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, a identificação das famílias com direito ao benefício é realizada de forma automatizada, a partir do cruzamento de dados das bases usadas nos diversos programas do Governo Federal. A lista é encaminhada ao gestor municipal para validação do perfil dos cidadãos.

O cidadão deve manter o Cadastro Único atualizado

Assim sendo, o cidadão selecionado assina o Termo de Ciência para receber o benefício. O cidadão deve estar com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), ter Declaração de Aptidão ao Pronaf ativa e residir em estados que firmaram o Termo de Adesão com o Ministério da Cidadania, de acordo com informações oficiais do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.