Auxílio Brasil: veja quem terá prioridade nas entradas de agosto

Governo Federal sinaliza que poderá inserir mais de 2 milhões de pessoas de uma só vez no Auxílio Brasil no mês de agosto

Mais de 2 milhões de brasileiros poderão entrar na folha de pagamentos do Auxílio Brasil no próximo mês de agosto. Ao menos esta é a sinalização inicial feita por membros do Governo Federal. A ideia é inserir todas as pessoas de uma só vez. Assim, elas já começariam a ganhar o benefício no valor de R$ 600 dentro de mais algumas semanas.

O objetivo do Governo Federal ao promover esta entrada de uma só vez é zerar a fila de espera. Trata-se, portanto, da lista virtual que reúne as pessoas que cumprem todas as regras de entrada para o programa social, mas que ainda assim, não conseguem receber os valores. Dados do Ministério da Cidadania indicam que mais de 700 mil brasileiros estão nesta situação.

Para o mês de agosto, a prioridade de seleção para o programa social está justamente nas pessoas que estão nesta fila de espera. Segundo sinalizações do Ministério da Cidadania, a ideia é inserir os indivíduos que estão há mais tempo esperando pela abertura de novas vagas. Há relatos de cidadãos que aguardam há meses por uma oportunidade.

Não entrei no Cadúnico ainda

Os brasileiros que ainda não conseguiram entrar na fila de espera, certamente possuem menos chances de seleção em agosto. Afinal de contas, mesmo depois de entrar no Cadúnico, algumas cidades podem demorar a realizar o envio dos dados.

Assim, o cidadão precisa esperar por um hiato de tempo para poder entrar na fila de espera de fato. Quem ainda não entrou no Cadúnico até agora, poderá ter dificuldades para passar pela seleção do Ministério em agosto.

De toda forma, as chances não são nulas. Como estamos falando de uma grande entrada, é possível que o Governo Federal encontre mais vagas do que o normal. De uma forma ou de outra, a dica para quem ainda não está no Cadúnico, é tentar entrar o mais rapidamente para não perder tempo.

Tudo depende da PEC

No entanto, vale sempre lembrar que a entrada de mais de 2 milhões de novos usuários no Auxílio Brasil ainda está condicionada ao processo de aprovação da chamada PEC dos Benefícios. É o documento que abre espaço para mais gastos do Planalto.

Entre os trechos do texto, está uma indicação de liberação de mais de R$ 41 bilhões para uso do Governo Federal. Ao menos uma parte do dinheiro deve ser usado justamente para tentar acabar com a fila de espera do Auxílio Brasil.

O Senado Federal já aprovou a PEC dos Benefícios há duas semanas. Agora, o texto está em análise na Câmara dos Deputados. Parlamentares estão reunidos nesta quarta-feira (13) para aprovar o texto em 2º turno. A promulgação deve acontecer até o final desta semana.

Auxílio Brasil

O Governo Federal iniciou os pagamentos do Auxílio Brasil no final do último mês de novembro de 2021. Naquele primeiro momento, o benefício era pago para mais de 14 milhões de pessoas. Eram os mesmos que já recebiam o Bolsa Família.

Desde então, a quantidade de usuários do programa foi mudando com o passar dos meses. Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 6 milhões de pessoas passaram a fazer parte da folha de pagamentos de janeiro até aqui.

Hoje, estima-se que pouco mais de 18 milhões de brasileiros sejam atendidos pelo Auxílio Brasil. O número considera as informações oficiais do mês de junho. Os dados de julho ainda não foram divulgados pelo Ministério da Cidadania.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.