Auxílio Brasil: Ministério da Cidadania diz que não contabiliza fila da fila

Pasta responsável pelos pagamentos do Auxílio Brasil afirma que não sabe qual é o tamanho da fila para a fila de espera do programa

A fila de espera para entrada no Auxílio Brasil conta atualmente com mais de 700 mil brasileiros, segundo dados do Ministério da Cidadania. A lista leva em consideração apenas as pessoas que já estão no Cadúnico e que esperam pela abertura de novas vagas do programa. No entanto, existe uma fila da fila, que não é considerada pela pasta aqui.

Segundo as informações oficiais da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o país tem agora um grande número de pessoas que querem entrar no Cadúnico para receber o Auxílio Brasil, mas que ainda não conseguiram. Na maioria dos casos, a demora acontece por causa do próprio sistema do Governo Federal e das prefeituras, que costuma ser lento.

Há casos, por exemplo, em que o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) sequer consegue atender o cidadão.

Até aqui, nenhuma organização ou instituição do poder executivo sabe informar quantas pessoas estão na fila para a fila de espera. Assim, é impossível dimensionar o tamanho do problema. Em resposta a uma reportagem do jornal Folha de São Paulo, o próprio Ministério da Cidadania afirma que não acompanha o número.

Dessa forma, há um impasse nesta equação. Recentemente, o Governo Federal adiantou que conseguirá zerar a fila de espera para entrada no Auxílio Brasil. Para tanto, o ministério decidiu inserir mais de 2 milhões de brasileiros já a partir do próximo mês de agosto. Para eles, o número seria mais do que suficiente para resolver a situação.

No entanto, o próprio Governo não sabe informar qual é o real tamanho do problema. Sem os dados do tamanho da fila da fila da espera, é impossível confirmar quantas pessoas precisam ser selecionadas para o programa, de modo que a situação seja resolvida, ao menos no decorrer do mês de agosto deste ano.

CNM alega que não será suficiente

A CNM afirma que é difícil saber exatamente quantas pessoas estão na fila para a fila de espera de entrada. Afinal de contas, a responsabilidade para a seleção dos usuários do Cadúnico é de cada uma das prefeituras do país.

Nesse sentido, se forma um cenário nebuloso, já que cada uma das gestões municipais conta com um sistema próprio de seleção. De qualquer modo, a CNM garante que o número é grande e vem crescendo nos últimos meses.

Algumas imagens podem ser um indício de que o crescimento é realmente verdadeiro. Nas últimas semanas, capitais como Salvador e Recife registraram longas filas presenciais em postos de atendimento do Cadúnico. Parte dos cidadãos ainda esperam um prazo para entrar na lista.

Novas entradas no Auxílio Brasil

O Cadúnico é uma lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. A simples entrada na lista não garante o recebimento do benefício, mas aumenta as chances de seleção.

No caso específico do Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania exige que o cidadão tenha não apenas um cadastro ativo e atualizado no Cadúnico, como também tenha uma renda per capita que alcance, no máximo, o patamar de R$ 210.

De acordo com a CNM, mais de 2,8 milhões de brasileiros estão na fila de espera para entrada no programa. São cidadãos que atendem a todos os critérios de entrada no projeto social, mas que mesmo assim não conseguem receber nada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.