• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Concursos por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL
Início Direitos do Trabalhador

Auxílio Brasil: Veja o que influencia na diminuição da fila de espera

Aline Armond por Aline Armond
25 de novembro de 2021, 13:10h
em Direitos do Trabalhador
Fila Bolsa Família

FORTALEZA, CE, BRASIL, 19-05-2013: Pessoas seguram cartões do Programa Bolsa Família na fila da agência da Caixa Econômica Federal, na avenida Almirante Barroso, no bairro Praia de Iracema. Boato sobre a suspensão do pagamento do Bolsa Família leva vários cidadãos às agências da Caixa Econômia Federal. (Foto: André Salgado/O POVO) *** Local Caption *** Publicada em 20/05/2013 - CP Publicada em 27/05/2013 - EC 24 Publicada em 26/05/2013 - PO 22 Publicada em 22/04/2014 - PO 15

Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

Até o momento, o Auxílio Brasil ainda não atualizou os dados sobre a pobreza no país. Assim, o programa vem utilizando dados de mais de uma década, por meio do Censo de 2010. O benefício busca substituir o Bolsa Família, atendendo famílias mais vulneráveis.

Portanto, o uso destas informações acaba distorcendo a situação real que diversas cidades brasileiras enfrentam e, então, influencia no caso de famílias que se encontram na fila de espera do benefício. 

De acordo com os dados que o governo usa atualmente, são cerca de 13,8 milhões de cidadãos brasileiros dentro do  público alvo. Contudo, existem pelo menos 18 milhões de famílias que se encontram em situação de pobreza ou de extrema pobreza no país. Foi o que demonstrou os dados do Cadastro Único do mês de setembro de 2021. 

Na teoria, essas 18 milhões de famílias deveriam ter o direito de participar do programa que irá suceder o Bolsa Família. No entanto, o Auxílio Brasil já nasceu com uma fila de espera de cerca de 3,5 milhões de pessoas. Ao todo, durante seu primeiro pagamento no mês de novembro, o benefício contemplou cerca de 14,6 milhões de famílias. Isto é, o mesmo número de pessoas que o Bolsa Família atendeu. 

Um novo Censo deveria ter ocorrido no ano passado, contudo, o mesmo foi adiado para o presente ano, quando novamente não ocorreu.

Leia mais:

Quem está na fila do Bolsa Família vai poder receber Auxílio Brasil?

VocêPode Gostar

Arte digital com tablet, ícones de segurança e aviso de que o Certificado Digital A3 passa a ser obrigatório para acesso ao sistema do INSS

Novo requisito do INSS: certificado digital A3 obrigatório a partir de 30/06

20 de abril de 2026, 08:30h
Pessoa segurando nova carteira de identidade brasileira aberta com QR code destacando mudanças nos documentos oficiais do governo

RG, CNH e passaporte têm novidades com novas medidas do governo; veja o que muda

20 de abril de 2026, 08:10h
Prédio do INSS com fachada espelhada e placa Previdência Social representando fechamento temporário das agências no Brasil

INSS fecha agências por dois dias no país; veja quando reabrem

20 de abril de 2026, 07:33h

Auxílio Brasil poderá ter fim definitivo da fila de espera. Entenda

Ministério da Cidadania fala sobre dados

A equipe da UOL questionou o Ministério da Cidadania, pasta de João Roma, sobre a atualização dos dados. Assim, o ministro afirmou que utiliza os dados do Censo de 2010. Além disso, sobre o motivo do uso de dados já defasados e não de informações mais atuais, o ministério declarou: 

“Está prevista a atualização dessas informações, dada a necessidade de atender com mais eficiência as famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo a oferta de condições e oportunidades para a melhora da qualidade de vida desses cidadãos”.

Dados influenciam na inclusão de novos participantes

O critério que o Ministério da Cidadania usa para a inclusão de novos participantes no Auxílio Brasil se trata do percentual de pobreza que uma cidade apresenta. Além disso, a coordenação dos benefícios utiliza dados fornecidos em 2010. Desse modo, isso acaba por prejudicar algumas regiões do país, principalmente os estados do Nordeste, que recentemente cobraram a inclusão igualitária de participantes no programa. 

Ademais, durante a realização da audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 15 de outubro, Carolina Paranayba, responsável pelo programa, falou sobre o assunto. Assim, ela entende que a entrada de novos participantes no Bolsa Família leva em consideração o percentual de atendimento à população pobre. 

“O critério do Bolsa Família é de linha de pobreza por municípios. Não há discriminação técnica com qualquer estado. A estimativa pode não imprimir um retrato fiel da pobreza”.

Situação das cidades mudaram em 11 anos

Para o professor e pesquisador de economia social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Cícero Péricles de Carvalho, todo programa social deve se atentar em possuir dados atuais. 

Assim, o pesquisador também comenta que as prefeituras atualizam frequentemente o Cadastro Único do Governo Federal. Portanto, na ausência de outras informações, estas poderiam ser usadas pelo governo para criar uma estimativa sobre a situação de pobreza no país. 

“O programa Auxílio Brasil é provisório e já nasce defasado. Lembremos que o Censo deveria ter sido organizado em 2019 e realizado no ano passado. Em todo caso, o cadastro é muito bem feito, municipalizado e atualizado sempre”, declarou o professor. 

Além disso, em um período de 10 anos a situação econômica de uma região pode se alterar de forma significativa. Por esse motivo, então, é importante que os dados sejam atuais.

“Muitas pesquisas e artigos científicos, assim como dos estudos de várias instituições nacionais e internacionais, mostram, de forma quase consensual, que, nas localidades mais pobres, sejam municípios interioranos ou bairros das grandes cidades, houve uma redução da pobreza extrema, melhoria escolar, elevação dos indicadores de saúde, empoderamento feminino e mais dinâmica econômica local, principalmente nos setores de comércio e serviços populares”, frisou Carvalho.

Quais são os critérios de aprovação para quem está na fila do Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil se iniciou seu primeiro pagamento durante este mês. Assim, este também terá grupos prioritários para a entrada no novo programa, da mesma maneira como acontecia no Bolsa Família.

No processo de escolha, então, primeiro dá-se preferência para famílias com inscrição no Cadastro Único do Governo Federal e que se encontrem em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica, como: 

  • Com membros que estejam em situação de trabalho infantil; 
  • Com integrantes libertos de situação próxima à de trabalho escravo; 
  • Quilombolas; 
  • Indígenas; 
  • Com catadores de materiais recicláveis; 
  • Outras categorias, quando permitidas e fundamentadas pelo Ministério da Cidadania, principal coordenador do programa.

Em seguida, depois destes grupos, poderão entrar no Auxílio Brasil aquelas famílias que possuem uma menor renda, na seguinte ordem:

  • Famílias em situação de extrema pobreza: com renda familiar mensal per capita de até R$ 100; 
  • Famílias em situação de pobreza: com renda familiar mensal por pessoa entre R$ 100,01 e R$ 200 que tenham gestantes, crianças ou adolescentes; 
  • A prioridade na seleção é dada a partir das informações sobre a renda mensal por pessoa e pela quantidade de crianças e jovens com idade de 0 a 17 anos na família.

Leia mais:

Auxílio Brasil: Entenda o que ainda pode mudar no programa

Municípios também terão prioridades

Por fim, segundo a portaria de 19 de novembro do Ministério da Cidadania, haverá a identificação dos municípios que possuem menor cobertura do benefício. Dessa forma, para a escolha dos participantes, estes serão selecionados de acordo com os seguintes critérios abaixo:

  • Menor renda mensal per capita; 
  • Maior quantidade de membros que possuem menos de 18 anos; 
  • Famílias que que estejam habilitadas há mais tempo.

De acordo com o Ministério da Cidadania, durante o primeiro mês, cerca de 14,6 milhões de famílias serão beneficiadas com a quantia média de R$ 217,18. Então, o governo espera a partir do próximo mês conseguir pagar o valor de R$ 400 que o presidente Bolsonaro vem prometendo. No entanto, a ampliação do benefício ainda depende da aprovação da PEC dos Precatórios, que ainda se encontra no Senado Federal para votação.

Tags: auxilio brasilbeneficioBolsa FamíliaFila de espera
Aline Armond

Aline Armond

Produtora de conteúdo direcionado aos interesses do trabalhador. Graduada em Direito e especialista em Filosofia e Diretos Humanos.

Artigos Relacionados - Posts

Arte digital com tablet, ícones de segurança e aviso de que o Certificado Digital A3 passa a ser obrigatório para acesso ao sistema do INSS
INSS

Novo requisito do INSS: certificado digital A3 obrigatório a partir de 30/06

20 de abril de 2026, 08:30h
Pessoa segurando nova carteira de identidade brasileira aberta com QR code destacando mudanças nos documentos oficiais do governo
Carteira de Identidade

RG, CNH e passaporte têm novidades com novas medidas do governo; veja o que muda

20 de abril de 2026, 08:10h
Prédio do INSS com fachada espelhada e placa Previdência Social representando fechamento temporário das agências no Brasil
INSS

INSS fecha agências por dois dias no país; veja quando reabrem

20 de abril de 2026, 07:33h
Pessoa sorrindo segurando notas de dinheiro representando o pagamento do PIS/Pasep 2026.
PIS/PASEP

Próximo pagamento do PIS/Pasep tem data marcada; veja quando receber

19 de abril de 2026, 19:19h
Mulher idosa sentindo dor no pescoço, refletindo a experiência de quem vive com fibromialgia, uma condição que o Ministério Público recomenda não ser classificada como deficiência.
Benefícios Sociais

Ministério Público recomenda que fibromialgia não seja considerada deficiência na Carteira de Identidade

20 de abril de 2026, 00:12h
Uma mão escrevendo em um quadro-negro, simbolizando o direito dos professores temporários ao piso nacional, conforme decisão do STF.
Direitos do Trabalhador

Piso nacional dos professores: temporários também terão direito, decide STF

18 de abril de 2026, 15:49h
Próxima postagem
Título de Eleitor: Brasileiros têm até 4 de maio para regularizar a situação

TSE libera transferências de Título de Eleitor pela internet

Foto: Reprodução

Vale-gás: qual será o valor do benefício no primeiro pagamento

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Notas de real brasileiras organizadas em leque simbolizando crédito e renegociação de dívidas.

Novo Renegocia vai ajudar famílias endividadas a renegociar suas dívidas

20 de abril de 2026, 16:49h
Caixas de papelão flutuam sobre smartphone.

Golpe no Mercado Livre está enganando usuários; saiba como se proteger

20 de abril de 2026, 14:19h
Mulher jovem de cabelos cacheados e blusa verde segura livros, sorrindo, com texto "Concursos de Nível Médio"

Concursos de nível médio com salários de até R$ 24 mil; confira as oportunidades

20 de abril de 2026, 13:39h
Edifício Altino Arantes (Farol Santander) com bandeira de SP e texto "Concursos SP" sobre skyline paulistano

Concursos Câmara 2026: 3 certames em SP abrem inscrições nesta semana; confira vagas e salários

20 de abril de 2026, 12:06h
Balões de conversa com bandeiras dos Estados Unidos e Espanha representando aprendizado de inglês e espanhol com app gratuito do MEC

Aprenda inglês e espanhol com aplicativo gratuito e IA do MEC

20 de abril de 2026, 11:59h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.