Auxílio Brasil: PL espera que programa diminua rejeição de Bolsonaro

De acordo com informações da imprensa, PL está confiante na ideia de que Auxílio Brasil vai diminuir rejeição de Bolsonaro

Há cerca de um mês, o Presidente Jair Bolsonaro se filiou oficialmente ao Partido Liberal (PL). Na ocasião, ele participou de um evento festivo para o anúncio. No palco principal, eles exibiram o slogan: “o presidente que criou o maior programa social do mundo”. O Auxílio está no centro das atenções agora.

Mesmo que o Governo Federal siga dizendo que não está usando o Auxílio Brasil com interesse eleitoral, os fatos dizem o contrário. De acordo com a emissora CNN Brasil, membros do PL esperam com muita força que os pagamentos do programa comecem a surtir efeito na popularidade de Bolsonaro em breve.

Ainda de acordo com a mesma emissora, o objetivo deles é que o chefe do executivo atinja o patamar de 30% das intenções de voto até abril do próximo ano. E para isso, eles estão confiando muito no Auxílio Brasil como um possível puxador de votos em vários estados do país. Até agora, isso não aconteceu.

De acordo com dados do Ministério da Cidadania, o Governo Federal começou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda neste último mês de novembro. Só que neste primeiro ano, o poder executivo não está inserindo ninguém. Seguem recebendo até aqui apenas os 14,5 milhões que estavam anteriormente no Bolsa Família.

O plano do poder executivo é inserir cerca de 2 milhões e novos usuários ainda neste ano de 2021. A ideia é que essas pessoas comecem a receber o dinheiro já neste mês de janeiro. Então eles entraria juntos no calendário que começa no dia 18. Por isso, o PL está confiante em uma mudança no cenário.

Valores do Auxílio Brasil

Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o Auxílio Brasil já está pagando os valores turbinados. Estima-se que todos os usuários do programa estejam recebendo no mínimo R$ 400. Isso é mais do que o Bolsa Família pagava.

Só que até aqui, esses pagamentos ainda não surtiram efeito. De acordo com as principais pesquisas de opinião do país, a rejeição de Bolsonaro segue em um patamar estável, o que passou a preocupar parte do PL.

Número de usuários

O que deve mudar daqui para frente é mesmo a questão do número de usuários do programa em questão. Hoje, como dito, o Auxílio Brasil está atendendo apenas os 14,5 milhões que já faziam parte do Bolsa Família.

A partir de janeiro, esse número deve crescer para 17 milhões. Além disso, novas inserções poderão ser feitas ao longo de 2022. E é justamente nisso que o PL está se apegando para acreditar em um aumento da popularidade de Bolsonaro.

Popularidade de Bolsonaro

Os dados mais recentes não são animadores para o presidente. Na última semana, o Ipespe divulgou um cenário de primeiro turno em que o ex-presidente Lula lidera com 44%. Enquanto isso, Bolsonaro aparece com 24%.

O presidente e a grande maioria dos seus apoiadores afirmam que não acreditam nessas pesquisas. De qualquer forma, nenhum levantamento está mostrando o contrário neste momento. Agora é esperar para ver o que pode acontecer nos próximos meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.