Auxílio Brasil: nesta quarta-feira (17) começam os pagamentos do benefício

Nesta quarta-feira (17), cerca de 14,5 milhões de famílias começam a receber a primeira parcela do Auxílio Brasil, novo programa social lançado pelo Governo Federal. A ordem dos depósitos seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

A parcela do mês de novembro começa a ser paga hoje para beneficiários com NIS final 1 e termina no dia 30 para beneficiários com NIS final 0. O pagamento do benefício é feito pela Caixa Econômica Federal (CEF), assim como no Bolsa Família e no Auxílio Emergencial. Desse modo, o governo trabalha para que o programa chegue a 17 milhões de famílias nos próximos meses.

As famílias que recebiam o Bolsa Família não precisarão ir aos centros de Referência de Assistência Social (Cras) para fazer o cadastro. Isto porque o Auxílio Brasil usa a mesma base de dados do antigo programa social. É preciso refazer o cadastro apenas em casos em que houver mudanças na família e na documentação do responsável familiar.

Ademais, em meio à dúvidas sobre o novo programa social, as agências da Caixa e postos do Cras amanheceram com filas por todo o país. Dentre os beneficiários com dúvidas em muitos locais, alguns não sabiam se teriam direito ao Auxílio Brasil e qual seria o valor do benefício, além de muitas pessoas em busca do cadastro para recebimento da ajuda.

Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em novembro e dezembro

Final do NIS

Novembro

Dezembro

1

11/11

10/12

2

18/11

13/12

3

19/11

14/12

4

22/11

15/12

5

23/11

16/12

6

24/11

17/12

7

25/11

20/12

8

26/11

21/12

9

29/11

22/12

0

30/11

23/12

Além disso, o beneficiário pode consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição de parcelas em dois aplicativos. Sendo assim, é possível consultar no novo aplicativo Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social e o aplicativo Caixa Tem, que é usado para utilizar recursos da conta poupança digital da Caixa.

Como sacar o benefício

Até que o governo faça a emissão do novo cartão referente ao Auxílio Brasil, os beneficiários poderão sacar o novo auxílio usando o cartão do Bolsa Família, da mesma forma que faziam com o antigo benefício. Desse modo, trabalhadores que já receberam o benefício, já podem sacar ou fazer transferências para outras contas.

As contas que farão parte das opções de depósito do novo benefício são quatro:

  • Poupança Social Digital da Caixa;

  • Conta Corrente de Depósito à vista;

  • Conta Especial de Depósito à vista;

  • Conta Contábil (plataforma social do programa), usada apenas se o beneficiário não tiver nenhuma das anteriores.

Por fim, podem receber o Auxílio Brasil as famílias que se enquadrarem em critérios de renda per capita definidos pelo governo. Sendo assim, fazem parte do programa as famílias com renda per cápita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.