Enem e vestibulares: Como usar as redes sociais para estudar 

As redes sociais podem funcionar como aplicativos de aprendizagem, no entanto devem ser usadas corretamente. 

Por fazer parte de atividades de mídia social com estudo tradicional é possível se engajar na resolução de problemas e absorção de conhecimentos.  

De acordo com especialistas, estudantes expostos a aprendizados em ambientes que estão acostumados, desenvolvam habilidades cognitivas e pensamento crítico.

Desse modo, selecionamos cinco dicas de redes sociais que podem ajudar na motivação e aprendizado ao mesmo tempo. Acompanhe. 

Facebook

Facebook é uma boa opção de rede social para engajamento de grupos de estudo. A conexão nela irá simplificar os esforços de colaboração para projetos futuros. 

Pode ser usada de maneira correta para trocar ideias, criar esboços de projetos, haver colaborações e compartilhamento de arquivos. Essa interação é benéfica para muitos estudantes.

LinkedIn

O LinkedIn pode ser extremamente vantajoso para estudantes em fase de reconhecimento profissional. Ou então que estejam aprendendo sobre determinadas áreas de atuação, da ciência, do conhecimento de modo geral.

Por exemplo, uma aula de tecnologia da computação poderia ficar mais interativa se você se conectar com profissionais de TI. Pode ser interessante conversar com esses especialistas, fazer um bom networking.

Twitter 

O Twitter é uma das redes sociais mais usadas no mundo. Pode ser ideal para estudar atualidades, pois as notícias tendem a ser divulgadas no aplicativo muito mais rápido do que nos próprios veículos de imprensa. 

Todavia, é extremamente importante checar a veracidade das informações para não cair em fake news. Desse modo, o aplicativo acaba trabalhando a habilidade de investigação, absorvendo bastante conteúdo.

Blogs

Blogs são fundamentais na vida de qualquer estudante atual. Manter um blog ativo é um exercício multifacetado para o desenvolvimento de habilidades. Ele acaba desenvolvendo algumas habilidades, como por exemplo: 

  • Agrega ao networking, 
  • à pesquisa, 
  • redação, 
  • resolução de problemas, 
  • pensamento crítico e muito mais.

Youtube / Instagram

Realizar entrevistas nas redes sociais usando videoconferência ou então compartilhar vídeos explicando algo que se está aprendendo / estudando é algo muito eficaz. 

Trata-se de uma das soluções eficientes da metodologia ativa. Além disso, o Youtube possui diversos canais que abordam matérias exigidas em vestibulares, concursos públicos e Enem. 

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Dicas para que destaque o seu currículo através de pontos positivos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.