Auxílio Brasil: maior parte dos usuários ainda usa cartão antigo

Informações do Ministério da Cidadania dão conta de que a maioria dos usuários do Auxílio Brasil ainda usam o cartão do antigo Bolsa Família

A maioria dos usuários do Auxílio Brasil ainda usam o cartão do antigo Bolsa Família para movimentar o dinheiro do benefício. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo, que teve contato com membros do Ministério da Cidadania. Essa é a pasta responsável pelos pagamentos do programa no país.

Segundo o jornal, o Governo Federal estava preocupado com a questão dos cartões neste momento. Desde o final do ano passado, a promessa do então Ministro da Cidadania, João Roma, era justamente fazer com que todos os novos usuários do programa recebessem o novo dispositivo. Mas até agora, isso não aconteceu.

Dessa forma, tudo segue como estava inicialmente. Quem tem o cartão do antigo Bolsa Família pode seguir utilizando o mesmo. Em tese, as funcionalidades são iguais. Além disso, não há qualquer tipo de prazo de validade para o dispositivo. Ele segue valendo da mesma maneira sem nenhum tipo de restrição.

De toda forma, o Governo estaria pressionando a Caixa Econômica Federal para que o banco acelere o processo de fabricação dos novos dispositivos. Assim, as pessoas que acabaram de entrar no programa poderiam ter mais chances de receber os novos cartões no decorrer dos próximos meses.

Pelas contas do Ministério da Cidadania, pouco mais de 3,6 milhões de pessoas entraram no Auxílio Brasil desde o início deste ano. Esta seria, portanto, a quantidade de indivíduos que estariam aptos ao recebimento do novo cartão ainda este ano. Os demais, seguiriam tendo que usar o dispositivo do antigo Bolsa Família.

Ainda sem prazo

Embora o Governo Federal pressione a Caixa Econômica Federal para agilizar o processo de produção dos cartões, o fato mesmo é que os membros do Ministério da Cidadania ainda não arriscam uma data para que eles fiquem prontos.

Há uma chance de que os dispositivos sejam entregues antes do início dos repasses do mês de maio. Entretanto, também existe a possibilidade de que eles não estejam prontos até lá. Por isso, eles estão evitando cravar promessas.

De toda forma, a ideia central do Palácio do Planalto é entregar os dispositivos até o final deste ano. De preferência, até antes das eleições presidenciais. Segundo informações de O Estado de São Paulo, há uma preocupação eleitoral em todo o contexto.

Auxílio Brasil x eleições

Fontes disseram ao jornal que o Governo Federal estaria preocupado com o baixo índice de aprovação do presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os cidadãos que recebem o Auxílio Brasil. Todas as pesquisas indicam este cenário nas últimas semanas.

Por isso, dentro do Governo Federal há a avaliação de que boa parte das pessoas não estaria ligando o programa ao presidente Jair Bolsonaro. Assim, a entrega dos cartões poderia mudar essa ideia.

Além disso, o Governo Federal também prepara neste momento uma série de peças publicitárias sobre o tema. O objetivo é veicular os comerciais em emissoras de TV aberta a partir do próximo mês de junho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.