Auxílio Brasil: Governo prepara novos bloqueios em contas de usuários

De acordo com as informações de bastidores, Governo está analisando possíveis bloqueios no Auxílio Brasil neste momento

O Governo Federal deve começar no próximo dia 14 de fevereiro a segunda leva de pagamentos do Auxílio Brasil neste ano de 2022. A expectativa do Palácio do Planalto é de que algo em torno de 17 milhões de pessoas possam pegar esse benefício neste mês. Seria portanto um patamar de repasses muito semelhante ao que aconteceu até aqui.

Mas é preciso prestar atenção em um detalhe importante. Acontece que o Auxílio Brasil não é um programa estático. Isso quer dizer portanto que ele não terá a mesma quantidade de pessoas todos os meses. Com o passar dos pagamentos o Governo Federal vai inserindo mais gente e excluindo outras. É o que se sabe.

Sim. O Governo Federal deverá aplicar bloqueios em algumas contas do Auxílio Brasil. E essa análise de cancelamentos está acontecendo exatamente neste momento. O próprio Ministério da Cidadania explicou que isso aconteceria. A ideia é analisar os perfis de todo mundo para saber quem tem direito de seguir no programa e quem não tem.

Essa é uma prática que passou a ganhar força desde os pagamentos do Auxílio Emergencial no ano passado. Na ocasião, a Dataprev fez avaliações mensais nas contas de todos os usuários. O fato é que muita gente acabava perdendo o direito de receber o benefício de um mês para o outro. É o que se sabe.

Esse sistema deve seguir agora. O Governo Federal afirma que o objetivo aqui é tentar encontrar fraudes e preservar o dinheiro público. Dados da Controladoria Geral da União (CGU) dão conta de que o Palácio do Planalto perdeu bilhões de reais desde o início dos repasses do Auxílio Emergencial em 2020. O objetivo agora é impedir que isso siga acontecendo.

Número não deve ser alto

Como dito, o Governo Federal ainda está na fase de análises das contas dos usuários do Auxílio Brasil. Então ainda não dá para saber se fato quem são os brasileiros que acabarão passando por um bloqueio no programa em questão.

Mas já dá para adiantar que não vai ser muita gente. Assim como acontecia no antigo Bolsa Família, a ideia é tirar algumas centenas de pessoas e inserir outras. A tendência natural é de que a grande maioria dos usuários siga recebendo o dinheiro normalmente.

Pela lógica do Governo Federal, esses bloqueios não acontecem por acaso. A ideia é tirar o benefício apenas das pessoas que deixam de cumprir todas as regras do programa. Pelo menos esse é o objetivo inicial do Ministério da Cidadania.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no último mês de novembro do ano passado. Naquele primeiro momento, os repasses foram apenas para os usuários que faziam parte do antigo Bolsa Família.

Em dezembro, o Governo optou por aumentar o patamar de pagamentos do programa. O valor em questão subiu de uma média de R$ 220 para um patamar mínimo de R$ 400. Então ninguém poderia receber menos do que isso.

Em janeiro o programa entrou em sua fase mais turbinada. Em janeiro, de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 17,5 milhões de pessoas receberam esse benefício. A tendência é que esse patamar não mude muito em fevereiro, mesmo com os planejados bloqueios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.