Auxílio Brasil: fila de espera cresce mais do que lista de entradas

Dados oficiais dos últimos meses mostram que a fila de espera cresce mais do que a lista de entrada do Auxílio Brasil neste momento

Dados mais recentes do Ministério da Cidadania e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostram que a fila de espera do Auxílio Brasil cresce neste momento. Aliás, o crescimento é maior e mais rápido do que aquele que se observava na lista de entrada para o programa neste mesmo período de tempo.

É o que mostram os dados oficiais. Com exceção do último mês de janeiro, em todas as outras ocasiões do ano até aqui, a fila de espera apresentou um crescimento maior. De acordo com os dados oficiais, cerca de 1,3 milhão de pessoas estão aguardando pela abertura de vagas para o Auxílio Brasil neste momento.

Entre os meses de abril e maio, por exemplo, os números apontam que mais de 40 mil pessoas entraram na folha de pagamentos do Auxílio Brasil. Ainda não há dados sobre o crescimento da fila de espera neste período. Todavia, entre os meses de fevereiro e março, estima-se que mais de 300 mil brasileiros entraram na fila.

O número cresce porque a quantidade de pessoas que entram no Cadúnico com o objetivo de ingressar no Auxílio Brasil é maior que o número de brasileiros que de fato adentram no programa por mês. O Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos pagamentos, explica que tudo se trata de uma questão de falta de espaço no orçamento.

Dados oficiais apontam que o Governo Federal tem pouco mais de R$ 89 bilhões disponíveis para os pagamentos do Auxílio Brasil neste ano. O montante é suficiente para pagar sempre algo além dos R$ 400 para mais de 18 milhões de pessoas. Em maio, por exemplo, estima-se que mais de 18,1 milhões receberam o saldo.

Entrada no Cadúnico

O processo de entrada no Cadúnico precisa acontecer sempre de maneira presencial. O Ministério da Cidadania explica que as prefeituras de cada município são responsáveis pelo procedimento de inscrição na lista do Governo Federal.

Dessa forma, o primeiro passo que um cidadão precisa dar para ingressar no Cadúnico é entrar em contato com a prefeitura para entender como o procedimento funciona por lá. Normalmente, as gestões indicam uma visita para algum Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Recentemente, o Governo Federal anunciou uma atualização no sistema do app do Cadúnico. A partir de agora, o cidadão pode iniciar o processo de entrada na lista por lá, ou seja, de maneira remota, sem precisar sair de casa.

A fila de espera do Auxílio vai acabar?

Oficialmente, o Governo Federal não tem obrigação de acabar com a fila de espera do Auxílio Brasil. Não há nenhuma lei que obrigue o Palácio do Planalto a inserir todas as pessoas que atendem aos critérios exigidos no programa.

Dessa forma, não é possível saber quando ou se a fila de espera para o projeto chegará ao fim. No entanto, informações de bastidores dão conta de que é pouco provável que a lista seja zerada, justamente pela falta de espaço no orçamento.

Por fim, mesmo que a fila de espera não zere, a expectativa é que mais pessoas entrem na folha de pagamentos de junho. Mesmo que não exista vaga para todos, ao menos uma parte conseguirá entrar no projeto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.