O novo programa de transferência de renda será liberado a partir desta quarta-feira (17). O Governo Federal distribuirá a primeira mensalidade do Auxílio Brasil para os cidadãos anteriormente atendidos pelo Bolsa Família. O calendário já foi divulgado pela Caixa Econômica Federal.
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Cronograma de pagamentos
O Auxílio Brasil adotou a mesma estratégia de pagamento do Bolsa Família, considerando os 10 últimos dias úteis de cada mês e distribuindo o dinheiro conforme o digito final do Número de Identificação Social (NIS). Veja a seguir:
- NIS 1: Recebe dia 17 de novembro;
- NIS 2: Recebe dia 18 de novembro;
- NIS 3: Recebe dia 19 de novembro;
- NIS 4: Recebe dia 22 de novembro;
- NIS 5: Recebe dia 23 de novembro;
- NIS 6: Recebe dia 24 de novembro;
- NIS 7: Recebe dia 25 de novembro;
- NIS 8: Recebe dia 26 de novembro;
- NIS 9: Recebe dia 29 de novembro;
- NIS 0: Recebe dia 30 de novembro.
Depósitos do benefício
O pagamento do Auxílio Brasil será concedido pelos seguintes canais:
- Poupança Social Digital (Caixa TEM);
- Conta Corrente de Depósito à vista;
- Conta Especial de Depósito à vista; e
- Conta Contábil (plataforma social do programa), usada apenas se o beneficiário não tiver nenhuma das anteriores.
Diante disso, vale ressaltar que os cartões e senhas que eram utilizados para resgates do Bolsa Família continuarão os mesmo para o recebimento do novo programa social.
Para as famílias que recebiam o benefício do Bolsa Família pelo Caixa TEM, continuarão recebendo o novo abono pela mesma metodologia. Além disso, será possível movimentar a quantia por meio do aplicativo.
Atualização do CadÚnico será necessária
De acordo com a programação do Governo Federal, o novo benefício Auxílio Brasil deve entrar em vigor ainda em novembro. No entanto, um dos requisitos principais para participar do programa social é estar inscrito no CadÚnico e com os dados devidamente atualizados.
Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil é um novo programa social com investimento do governo Bolsonaro para desvincular o programa social, Bolsa Família. De acordo com o governo, o objetivo é turbinar o programa para melhor atender os beneficiários.
O novo benefício será destinado às famílias pobres e extremamente pobres que já participam da política pública e as que se encaixam nos critérios, mas ainda não são beneficiadas. A previsão é que 17 milhões de pessoas sejam atendidas com mensalidades de R$ 400.
CadÚnico
Para se inscrever no CadÚnico e participar do novo programa social, as famílias devem atender alguns requisitos, como:
- Ter renda per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 550) ou renda bruta mensal inferior ou igual a três salário mínimos (R$ 3.300).
Caso o cidadão já possua a inscrição, será necessário verificar se os dados estão atualizados. Lembrando que o Ministério da Cidadania recomenda que a atualização seja realizada a cada dois anos.
Desta forma, diante alguma alteração nas informações, como mudança de residência, estado civil do titular, ou nova fonte de renda por exemplo, o responsável pelo núcleo terá que comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para fazer uma nova inscrição.
Na ocasião, o cidadão terá que apresentar a documentação necessária, tanto de sua titularidade quanto de cada membro da família. Confira a seguir:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade – RG;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.