Auxílio Brasil de R$400: Não tem Cadúnico? Veja como fazer a inscrição no cadastro

Auxílio Brasil vai exigir cadastro no Cadúnico. Quem não está nesta lista não vai ter a oportunidade de entrar no benefício

O Governo Federal começou nesta quarta-feira (17) os pagamentos do seu novo Auxílio Brasil. Para quem não sabe, esse é o programa que está substituindo o Bolsa Família a partir deste mês de novembro. A expectativa do Ministério da Cidadania é que cerca de 14,6 milhões de pessoas recebam esse primeiro repasse.

Veja também: Auxílio de R$ 150 começa a ser liberado; veja como receber

Neste primeiro momento, o dinheiro só está indo para os brasileiros que faziam parte do antigo Bolsa Família até o mês passado. O plano do Governo Federal é liberar novas entradas apenas a partir do próximo mês de dezembro, ou seja, no segundo pagamento do programa social em questão.

E para entrar nesse projeto, vai ser preciso ter inscrição ativa no Cadúnico. Para quem não sabe, essa é a lista do Governo Federal que reúne o nome dos brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade social. Quem não estiver neste meio, não vai ser nem considerado para receber o benefício em questão.

Quem não está no Cadúnico, mas ainda assim acha que precisa entrar no Auxílio Brasil, vai precisar se inscrever para entrar não no programa, mas sim nesta lista. E para isso, a principal dica é entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade. É a gestão municipal que fica responsável por esse processo.

É importante fazer esse contato porque cada Prefeitura age de um jeito neste sentido. Em alguns lugares, essa inscrição é feita no CRAS, e em outros há uma sede própria para o Cadúnico. De qualquer forma, em todas as situações é preciso ter ciência de que é preciso ir ao local presencialmente. Não dá para entrar no Cadúnico pela internet.

Um por família

Quem deve fazer a inscrição no Cadastro Único é uma pessoa por família. De acordo com o Governo Federal, a preferência é que esse cidadão seja uma mulher. Isso valia para o Bolsa Família e vale agora também para o Auxílio Brasil.

Ao chegar lá, essa representante precisa ter consigo ao menos um documento de cada um dos membros da casa. Depois da inscrição, ela vai ter que atualizar os dados sempre que houver uma mudança na estrutura da família.

Não é garantia

Se inscrever no Cadúnico não é garantia de recebimento do Auxílio Brasil. O próprio Governo Federal está dizendo isso. Ele é uma exigência para quem vai receber, mas o Palácio do Planalto não vai pagar para a lista toda.

Isso vai acontecer porque, ainda de acordo com o Governo Federal, o Auxílio Brasil vai ofertar cerca de 17 milhões de vagas. Estima-se que muito mais gente do que isso esteja no Cadúnico precisando desse benefício neste momento.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou nesta quarta-feira (17) os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Nesta primeira data, estão recebendo o primeiro repasse aqueles usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

Neste primeiro momento, apenas as pessoas que estavam no Bolsa Família até o último mês de outubro é que poderão receber o novo benefício. Estamos falando portanto de algo em torno de 14,5 milhões de brasileiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.