Entenda o que significa 100% do CDI e o que isso influencia

Ao falar de finanças, muitas vezes nos deparamos com diversas siglas novas. Entendê-las é a melhor forma de tomar decisões mais estratégicas na vida financeira e ao realizar investimentos. Sendo assim, nessa matéria explicaremos o que é o Certificado de Depósito Interbancário e o que significa 100% do CDI.

Entenda o que é o Certificado de Depósito Interbancário

O Banco Central do Brasil determina que todo banco deve fechar o dia com saldo positivo, ou seja, com mais dinheiro entrando do que saindo, seja por saque, empréstimo ou crédito. Desse modo, quando o banco não consegue terminar o dia com saldo positivo é preciso realizar um empréstimo com outra instituição financeira.

Sendo assim, é comum que os bancos realizem empréstimos entre si. Esse empréstimo entre instituições financeiras é chamado de Certificado de Depósito Interbancário, o CDI. É importante saber que o CDI trata-se de um empréstimo de curto prazo, devendo ser pago pelo outro banco em até 24 horas.

Assim como todos os empréstimos, o banco que solicitou o crédito precisa pagar uma taxa de juros. Desta forma, a partir da taxa de juros praticada entre os bancos durante a realização do empréstimo nasce a taxa CDI. Além disso, como citado anteriormente, esses empréstimos precisam ser pagos em 24 horas, portanto, a taxa CDI é calculada diariamente pela bolsa de valores oficial do Brasil (B3).

E o que é 100% do CDI?

Investimentos que afirmam render 100% do CDI até o vencimento da aplicação terão exatamente a mesma rentabilidade da taxa CDI. O Nubank explica em seu blog que se durante o período que o dinheiro ficou aplicado o CDI foi de 2,75% ele renderá também 2,75% pelo mesmo período.

Em algumas situações, títulos de investimentos podem render abaixo ou acima do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). De acordo com um exemplo dado pelo banco digital Nubank, se um título rende 90% da taxa CDI e a variação foi de 2,75%, o título renderá 2,475%, valor que representa 90% do CDI.

Como o Certificado de Depósito Interbancário pode interferir no dinheiro do investidor?

Não é possível que cidadãos comuns invistam diretamente no Certificado de Depósito Interbancário. Apesar disso, bancos e outras instituições financeiras utilizam a taxa CDI para regular quanto deverá render alguns tipos de investimento.

Atualmente, existem quatro investimentos principais que são afetados pela taxa CDI, sendo eles: CDB, LCI, LCA e LC. O CDB é um título de Renda Fixa bastante conhecido no mercado financeiro, servindo como título para empréstimo de pessoas físicas aos bancos e geralmente, quando o CDB é categorizado em pós-fixado ele é atrelado a rentabilidade do Certificado de Depósito Interbancário.

O LCI é emitido por bancos ao arrecadar capital para financiamentos do setor imobiliário e também está atrelado à rentabilidade do CDI. O LCA segue o mesmo padrão do LCI, contudo, é voltado para o setor agrícola. Por fim, o LC também é afetado pela taxa CDI. Esse tipo de investimento é emitido por instituições financeiras não-bancárias, ou seja, financeiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.