Auxílio Brasil: como saber se sou um dos 450 mil novos usuários

Cidadão não precisa sair de casa para saber se foi selecionado para entrar no Auxílio Brasil do Governo Federal neste mês de setembro

Mais de 450 mil brasileiros de todas as regiões do país foram selecionados para fazer parte do programa Auxílio Brasil do Governo Federal neste mês de setembro. Para saber se você está entre estes novos usuários, não é necessário visitar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Basta seguir os passos pela internet.

O Ministério da Cidadania explica que qualquer cidadão pode fazer a consulta da sua situação através do app do Auxílio Brasil. O aplicativo está disponível para download e é gratuito para celulares com sistemas Android e iOS. Basta inserir os seus dados pessoais, entrar na sua conta, e conferir se você entrou no programa ou não.

Caso tenha sido selecionado, o cidadão poderá conferir qual é o valor que estará disponível na sua conta no dia do seu depósito. O valor mínimo de pagamentos é de R$ 600, e algumas pessoas podem receber mais, conforme o somatório dos seus benefícios internos. A data do seu recebimento será definida pelo Número de Identificação Social (NIS).

Esta é uma numeração que todo cidadão que entra no Cadúnico do Governo Federal recebe. Basta conferir qual é o último número da sequência e conferir qual é a sua data de recebimento no calendário. Nesta terça-feira (20), por exemplo, é a vez dos cidadãos que possuem o NIS final 2. Na quarta-feira (21), será o NIS final 3.

Caso o cidadão cheque as suas informações no app do Auxílio Brasil e perceba que não foi selecionado, ainda não é hora para desistir. O Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos pagamentos, vem dizendo que mais pessoas podem ser inseridas no decorrer deste ano. Novas entradas estão previstas para os meses de outubro, novembro e dezembro.

As regras de entrada

Em setembro, as regras de entrada para o Auxílio Brasil seguiram basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício social é necessário primeiramente ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do Governo Federal.

Além disso, também é importante ter uma renda per capita que coloque o cidadão em situação de extrema-pobreza. Indivíduos que estão em condição de pobreza também podem receber, desde que residam com uma gestante ou um menor de 21 anos.

Vale lembrar que mesmo as pessoas que cumprem estas regras ainda não estão completamente garantidas nos pagamentos. É necessário aguardar para que o Ministério da Cidadania selecione os cidadãos.

O calendário do Auxílio Brasil

Inicialmente, o Governo Federal chegou a cogitar a possibilidade de antecipar o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de setembro. Contudo, eles mudaram de ideia e decidiram manter o calendário original de repasses.

Ainda nesta semana, mais três grupos devem receber o benefício. A expectativa é de que até o próximo dia 30, todos tenham recebido o saldo. Veja abaixo:

19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.