Auxílio Brasil: calendário de pagamentos vai dar uma pausa neste final de semana

De acordo com as informações oficiais, não há pagamento do Auxílio Brasil agendado para os próximos dias no país

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, algo em torno de 18 milhões de brasileiros estão recebendo a quantia em questão. Nesta sexta-feira (18), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 5.

Pelo que se sabe até aqui, o calendário de pagamentos do programa deve dar uma pausa neste final de semana. Isso quer dizer portanto que não existirão repasses do benefício nem no sábado (19) e nem no domingo (20). A expectativa é de que as liberações voltem apenas na segunda-feira (21) para quem tem o NIS terminando em 6.

Dar uma pausa nos pagamentos não significa dizer que os usuários do programa não poderão mexer no dinheiro que já receberam. De acordo com as informações oficiais, os usuários que já receberam o benefício durante esta semana poderão movimentar a quantia também durante esse próximo final de semana normalmente.

Eles terão a opção de fazer essa movimentação através do app do Caixa Tem, por exemplo. Por lá, o cidadão poderá fazer pagamentos de boletos, transferências (inclusive via pix) e também fazer algumas compras em lojas virtuais. Além disso, esse mesmo aplicativo permite a geração de um código para que o cidadão faça o saque na boca do caixa.

Para as pessoas que estavam no programa desde o ano passado, uma outra opção é usar o antigo cartão do Bolsa Família. De acordo com o Ministério da Cidadania, esses dispositivos não saíram de validade. Então qualquer indivíduo pode seguir usando ele para sacar o dinheiro do Auxílio Brasil e também o do vale-gás nacional.

E na próxima semana

A expectativa do Governo Federal é conseguir concluir os pagamentos de fevereiro do programa em questão na próxima sexta-feira (25). Esse vai ser o dia em que o repasse vai estar liberado para as pessoas que possuem o NIS terminando em 0.

Isso significa que até esta data, todos os 18 milhões de usuários do Auxílio Brasil irão receber o dinheiro deste mês de fevereiro. A regra é a mesma para todo mundo. O valor mínimo de pagamento é de R$ 400.

Caso você tenha recebido menos do que isso, então é importante checar as informações em outras contas. Isso porque, de acordo com relatos de alguns usuários, o dinheiro está caindo para algumas pessoas de forma separada em diferentes lugares.

O Auxílio Brasil

O Governo Federal começou oficialmente os pagamentos do Auxílio Brasil no último mês de novembro. O programa veio para substituir a antiga versão do Bolsa Família, que estava atendendo 3,5 milhões menos pessoas do que hoje.

De qualquer forma, o número total de brasileiros atendidos pelo Governo Federal segue menor. De acordo com dados do próprio Ministério da Cidadania, no ano passado, somente o Auxílio Emergencial chegou a atender cerca de 39 milhões de pessoas.

A nova versão do Bolsa Família, da maneira como está posto, deverá seguir fazendo pagamentos pelo menos até o próximo mês de dezembro. Logo depois disso não se sabe ao certo o que poderá acontecer. Vai ser preciso esperar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.