WhatsApp: Saiba quais são as mensagens que podem travar o seu aparelho

De antemão, o problema pode ser resolvido ao reiniciar o aparelho ou desinstalar e reinstalar o aplicativo.

O “Trava Zap” trata-se de uma sequência de códigos que pode travar a plataforma do WhatsApp se enviadas repetidas vezes. Normalmente a ação é realizada por algum contato/usuário que acha a situação engraçada.

Veja também: WhatsApp prepara aplicativo completamente novo; veja as primeiras imagens

De antemão, o problema pode ser resolvido ao reiniciar o aparelho ou desinstalar e reinstalar o aplicativo. Todavia, é necessário se atentar ao backup de mensagens da plataforma, pois se for desinstalada de forma incorreta pode acarretar a perca do histórico.

Envio do “Trava Zap” é considerado crime

Diante o recorrente problema, foi criada a lei nº 14.155/2021, que pode penalizar o usuário que enviar o Trava Zap em até oitos anos de prisão. A ação acontece com frequência em aparelhos iOS, Android e MIUI.

De acordo com o site americano TechRadar, o “Trava Zap” foi possivelmente criado no Brasil, mas passou a ser utilizado no mundo todo devido a uma grande disseminação. Conforme a advogada Carla Rahal Benedetti, do escritório Viseu Advogados, mandar Trava Zap pode ser considerado um crime cibernético.

Isso porque, a ação tem o intuito de causar algum dano, seja ele material, como danificar o aplicativo ou o celular, ou ainda com o objetivo de incomodar uma pessoa, podendo ser caracterizado como crime contra a honra ou “cyberbullying”.

Posto isto, fique atento ao recebimento de mensagens que travam o seu aparelho e evite compartilhá-las com terceiros na plataforma de mensagens instantâneas.

WhatsApp bloqueado em alguns aparelhos

No início deste mês, o WhatsApp, principal aplicativo de mensagens do país, deixou funcionar em alguns aparelhos, inclusive aqueles com sistema operacional Android 4.0.4 e versões mais antigas.

O bloqueio já vinha sendo anunciado pelo próprio site do aplicativo. “A partir do dia 1º de novembro de 2021, o WhatsApp não será mais compatível com aparelhos Android com o sistema operacional 4.0.4 e versões anteriores”, disse o aviso.

Para que os usuários continuem tendo acesso ao aplicativo de mensagens, será necessário atualizar o sistema do celular para uma versão mais recente ou trocar de dispositivo. Veja quais aparelhos ainda podem operar a plataforma.

  • Celulares com Android 4.1 e mais recentes;
  • iPhones com iOS 10 e mais recentes;
  • Alguns modelos com KaiOS 2.5.1 e mais recentes.

Segundo o WhatsApp, a falta de operação do aplicativo nos respetivos sistemas é justificada pela atualização e verificação de uso. Sendo assim, com o lançamento e utilização de celulares mais novos, o sistema deixa de ser compatível em aparelhos com menos usuários.

“É uma prática padrão para empresas de tecnologia não manter o suporte para modelos de hardware e software mais antigos e cada vez menores, por tempo indeterminado, a fim de usar esses recursos para oferecer suporte a sistemas operacionais novos e em crescimento”, afirmou o WhatsApp.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.