Aumento da imunidade e economia no mercado são as vantagens da Dieta Sazonal

A natureza é sabia, por isso, seguir seu próprio curso sempre será a melhor forma de garantir melhorias na saúde e qualidade de vida. Esta ideologia pode ser facilmente aplicada à alimentação, através de uma dieta que vem trazendo inúmeros benefícios aos seus adeptos, a Sazonal.

A alimentação Sazonal nada mais é, do que priorizar alimentos produzidos na estação presente, visto que estes possuem propriedades nutritivas ideais para cada período, seja ele mais quente ou frio.

Além disso, a qualidade dos alimentos da estação é indiscutivelmente maior, já que são cultivados de acordo com o clima necessário e condições próprias para seu desenvolvimento, dispensando o uso de estimulantes de produção, inclusive, agrotóxicos.

Vale destacar, que a sazonalidade é uma característica natural de todos os vegetais, inclusive de plantas. Ela determina qual o período mais propício para cultivo e colheita de cada tipo de alimento.

Vantagens da Dieta Sazonal

Seguir um cardápio priorizando os alimentos próprios da estação pode render inúmeros benefícios, entre eles mais qualidade de vida, saúde e até economia na hora das compras. Veja mais!

  • Mais nutrientes: As frutas, legumes e vegetais produzidos na sua própria estação possuem muito mais nutrientes, visto que as próprias condições climáticas favorecem a alta concentração de vitaminas e minerais, garantindo que todo potencial do alimento seja ingerido.
  • Mais sabor: As condições climáticas favoráveis de cada estação, também contribuem com o sabor do alimento, acentuando ainda mais suas características naturais e gustativas.
  • Mais economia: Visto que a sazonalidade também favorece a quantidade da produção, os alimentos da época acabam se tornando mais populares, o que, consequentemente garante uma redução do preço. Por isso, existe essa variação de valores de frutas e legumes em mercados e feiras de tempos em tempos.
  • Mais sustentabilidade: A produção sazonal também pode ser considerada um processo benéfico ao Meio Ambiente, já que cultivar e colher os alimentos próprios da estação presente, requer menos uso de agrotóxicos e estimulantes químicos.

A dieta sazonal também ajuda a adequar o organismo conforme as condições de cada estação.

No verão, por exemplo, alimentos da safra como acelgas, espargos, maçãs e melancias, ajudam a melhorar a circulação sanguínea, que pode ser afetada com o aumento das altas temperaturas.

No inverno, alimentos como pimenta, lentilhas e berinjela pode reforçar o sistema imunitário, protegendo o indivíduo de gripes e resfriados típicos da estação.

Já primavera costuma aumentar as incidências de alergias, por isso, optar por cenouras, batatas doces e beterrabas pode ser a melhor estratégia.  Para o outono, devida ao clima seco, nada melhor do que apostar em alimentos como castanha, abóbora e agrião, que possuem propriedades umidificadoras ao organismo.

Com uma maior ingestão de alimentos naturais com alto teor de vitaminas e minerais, os resultados refletem além da saúde, melhorando também, a qualidade estética, desde a aparência da pele, cabelo e até a redução de gordura corporal.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.