Como aumentar a autoconfiança em reuniões?

Aumentar a autoconfiança em reuniões é mais possível do que se imagina. E isso vale, inclusive, para aquelas pessoas que se dizem serem muito tímidas. Isso porque algumas pequenas mudanças, e preparos prévios, podem ser um bom caminho para se percorrer.

Quer saber como você pode começar a aumentar a sua confiança diante das outras pessoas presentes em reuniões? Veja as nossas dicas de hoje!

Como aumentar a autoconfiança em reuniões?

Para aumentar a autoconfiança em reuniões é fundamental que você comece a praticar uma autoavaliação e o autoconhecimento. Por meio dessas ações você começará a entender melhor o que acontece com você, além de ter mais subsídios para implementar mudanças expressivas na sua rotina e forma de ser.

Abaixo, inclusive, apresentamos dicas que podem lhe ajudar ao mesmo tempo em que você lida com as suas questões emocionais e internas. Veja:

1. Esteja por dentro da pauta da reunião

Comece analisando a pauta da reunião. Se ainda não teve acesso, solicite a quem for necessário. Pode ser o seu chefe, colega de trabalho, etc. Mas estar a par da pauta da reunião é fundamental para não “cair de paraquedas” nesse ambiente.

Desse modo você conseguirá ter uma breve previsão de tudo o que está por vir neste dia de reunião. E isso é fundamental para que você consiga se preparar, estudar, etc.

2. Estude algumas soluções e pontos que você almeja apresentar

Se a pauta da reunião está envolvida com algum tipo de problema ou impasse presente na corporação, já comece a estudar soluções que podem ajudar. Quanto mais você pesquisar e estudar informações, soluções e ideias, maior será o repertório na hora de se apresentar.

Sendo assim, foque em trazer aquelas informações que ainda não foram levantadas, mas que podem mudar a rotina da empresa. Não tenha medo de inovar!

3. Cuide da sua aparência e do seu conforto

Você sabia que uma das formas de aumentar a autoconfiança em reuniões é cuidando da sua aparência e do seu conforto? Isso mesmo! Se você costuma ser uma pessoa muito tímida e insegura, experimente cuidar do seu visual. Quando você se sentir bem com o que vê no espelho, estará ainda mais confiante diante de outras pessoas.

Às vezes, temos atributos que nem percebemos. Mas quando os realçamos, isso nos traz mais autoestima e confiança. Ao mesmo tempo, não abra mão do seu conforto apenas para vestir algo “bonito”. É preciso equilíbrio!

4. Escute ativamente as outras pessoas e absorva informações valiosas

Enquanto as outras pessoas estiverem falando, mantenha a escuta ativa. Desse modo você absorve informações e pode, ainda, encontrar formas de contribuir com o seu conhecimento.

Não fique disperso na reunião, pois isso pode atrapalhar o seu raciocínio.

5. Comece a falar mais, aumentando a recorrência

A cada nova reunião, fale um pouco mais. Isso vai lhe ajudar a quebrar a timidez e a insegurança aos poucos.

Afinal, muitas vezes o medo de participar da reunião está atrelado à falta de habilidade de se comunicar e se expressar. E conforme você se prepara para esse momento e abre caminhos para a sua fala, você consegue construir uma rotina muito mais tranquila dentro das reuniões, pois isso se torna algo corriqueiro.

Faça o teste e perceba!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.