Saiba como fazer a atualização do CADÚNICO e veja com quanto tempo você voltará a receber o AUXÍLIO BRASIL

Ter o CadÚnico sempre atualizado é essencial para as famílias que recebem algum benefício governamental. Caso os dados não sejam renovados dentro do prazo determinado pelo Ministério da Cidadania, pode gerar a suspensão ou até o cancelamento do benefício.

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) possibilita a entrada em programas assistenciais do Governo Federal, como o Auxílio Brasil, Vale-gás e Tarifa Social. Sendo assim, a falta de atualização dos dados no sistema dentro do prazo determinado pelo Ministério da Cidadania, pode gerar a suspensão ou até o cancelamento de um benefício.

Segundo as regras e condições do Cadastro Único, as famílias de baixa renda devem atualizar as suas informações a cada dois anos ou sempre que tiver alguma alteração importante, como o nascimento de um novo membro e mudança de endereço, por exemplo.

O que fazer se esquecer de atualizar o CadÚnico?

A família que esquecer de fazer a atualização do CadÚnico no prazo estabelecido e por este motivo tiver o benefício bloqueado, terá até 180 dias, contados da data do cancelamento, para fazer o procedimento. Após concluir o processo, os dados passarão por uma nova avaliação.

Desta forma, se a família ainda cumprir os critérios de elegibilidade do Auxílio Brasil, poderá continuar recebendo o benefício mensal. Todavia, é possível que o valor recebido passe por uma alteração conforme o perfil do grupo familiar.

Como atualizar CadÚnico?

Para fazer a atualização do CadÚnico, o responsável familiar terá que ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município. No local, é preciso apresentar CPF ou Título de Eleitor e os documentos dos familiares, são eles:

  • CPF;
  • RG;
  • Carteira de trabalho;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Título de eleitor;
  • Registro administrativo de nascimento indígena (RANI).

“A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios”, explica o Ministério da Cidadania.

Como saber sua situação?

Para consultar a sua situação cadastral do CadÚnico, basta:

  • Acessar o aplicativo CadÚnico, disponível para Android e iOS;
  • Acessar o site do CadÚnico;
  • Presencialmente em qualquer CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Como receber o Auxílio Brasil?

Para receber o Auxílio Brasil é necessário se enquadrar em um dos seguintes grupos:

  • Famílias em situação de extrema pobreza – renda familiar mensal por pessoa de até R$ 105,00; ou
  • Famílias em situação de pobreza (desde que tenham, entre os seus membros, gestantes, lactantes ou pessoas menores de 21 anos) – renda familiar mensal por pessoa entre R$ 105,01 e R$ 210,00; ou
  • Famílias que tenham membros inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), que paga um salário mínimo (R$ 1.212,00) à pessoa com deficiência e ao idoso, a partir de 65 anos, de baixa renda; e
  • Ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).

Todavia, há três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil:

  • Se já tinha o Bolsa Família: Auxílio Brasil será pago automaticamente;
  • Se está no CadÚnico, mas não recebia o Bolsa Família: vai para a lista de reserva;
  • Se não está no CadÚnico, é preciso buscar um CRAS para registro, sem garantia de receber.
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