Projeto de teatro promove o incentivo à leitura no Rio

Projeto que promove o incentivo à leitura por meio do teatro e da educação iniciará suas atividades no dia 15 de setembro, com abertura de inscrições para oficina de teatro voltada para docentes do ensino básico. Intitulado InConto Marcado, o projeto foi criado por Daniele Yanes, produtora, educadora e atriz curitibana.

As inscrições para a Oficina Online de Teatro para Professores poderão ser feitas a partir do dia 15 de setembro, por meio do site do projeto. De acordo com Yanes, as oficinas serão feitas presencialmente e virtualmente.

Criado em 2010, em Fortaleza, o projeto ganhou o Prêmio Funarte de Circulação Literária e quatro edições do Edital Mecenas das Artes do Ceará. Com uma abordagem multidisciplinar, o projeto une literatura e teatro. Assim, o projeto deu origem a dois espetáculos. As peças baseados em obras da literatura brasileira e contos Fio Após Fio e Brejo das Flores passaram por mais de 25 cidades do interior do Ceará.

Espetáculo passará por seis cidades do RJ

Além da oficina, o projeto conta com o espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia. O lançamento do primeiro episódio está previsto para o dia 22 de setembro. De acordo com Yanes, o projeto deve lançar todos os episódios até o fim de outubro.

Em entrevista à Agência Brasil, a atriz ressaltou ainda que o objetivo do projeto foca no incentivo à leitura nas escolas públicas: 

“Até hoje, as duas ações do projeto, que são o espetáculo e as oficinas, têm sido direcionadas às escolas da rede pública de ensino. É o foco do projeto”.

O projeto deve circular por seis cidades do Rio: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Santa Maria Madalena, e Niterói. Essas cidades irão receber a 3ª montagem do grupo. 

A peça é gratuita e com faixa etária livre para maiores de 5 anos. Baseada no livro Plantou Palavra, Colheu Poesia, da escritora cearense Socorro Acioli, a peça é repleta de poesia e musicalidade. A obra de Acioli homenageia poetas e artistas do sertão, entre eles Patativa do Assaré.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Prouni 2021: selecionados na lista de espera têm até o dia 27 para comprovar dados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.