Atualidades: Ascensão do Taleban ao poder

O grupo rebelde Taleban tomou o Afeganistão, aproveitando-se da queda do governo anterior e o colapso militar. Com isso, a sociedade afegã se viu dominada novamente pelo grupo extremista

Embora o Taleban comande o que agora é, para todos os efeitos práticos, o governo real do país, eles ainda não foram oficialmente aceitos por nenhum país do mundo. 

E a questão não está resolvida politicamente até agora, no entanto, o Taleban vem promovendo mudanças, como por exemplo a troca de nome do país para Emirado Islâmico do Afeganistão. 

Taleban já governou anteriormente?

O Taleban governou a maior parte do Afeganistão por cinco anos, de 1996 a 2001 , antes de serem expulsos do poder por uma intervenção liderada pelos Estados Unidos. 

Durante esse período, sua administração foi rejeitada em grande parte pelo resto do mundo, com exceção do reconhecimento oficial do Paquistão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

As coisas poderiam ser diferentes desta vez – há uma sensação de que a segunda vitória do Taleban, já que marca o fracasso de uma tentativa de 20 anos da maior potência militar e econômica do mundo de mantê-lo fora do governo. E mais países do mundo têm sinalizado que podem reconhecer a nova administração do Taleban.

Depois que a poeira baixar, também parece possível que o mundo decida entregar a cadeira do Afeganistão na ONU (e outras organizações internacionais) ao governo do Taleban.

No momento, essa cadeira ainda é mantida pelo embaixador nomeado pelo governo pré-talibã. Mas, a menos que as forças anti-Taleban se juntem em breve para formar um governo com credibilidade.

A bandeira do Afeganistão mudou?

Com base na prática real, sim. O Taleban sempre arvorou ??uma bandeira diferente do governo anti-Taleban do Afeganistão, e eles têm feito questão de hastear isso bem alto em meio à sua nova conquista do país. 

Em teoria, eles poderiam escolher manter a bandeira existente do país, usando apenas a bandeira do Taleban como um símbolo de seu próprio movimento político. No entanto, como a outra bandeira tem sido o símbolo de seus inimigos no campo de batalha por quase 20 anos, isso parece improvável.

A bandeira do Taleban, também usada pelo grupo de 1997 a 2001 quando governou o país pela primeira vez, apresenta um fundo branco liso com o texto árabe da “Shahada” – o juramento religioso muçulmano.

A bandeira do país, hasteada pelo governo anterior ao Talibã e seus apoiadores, também inclui a Shahada , mas em um texto bem menor dentro do selo nacional do país, que é colocado sobre barras pretas, vermelhas e verdes.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Filmes sobre o conflito entre Israel x Palestina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.