Governo Taleban: O nome do Afeganistão mudou?

A administração do Taleban é a coisa mais próxima de um governo real e local que o Afeganistão tem atualmente. Mas, por outro lado, a autoridade desse governo não é apenas contestada por grande parte do mundo, mas também no próprio território.

Até o momento não houve nenhuma afirmação formal do Taleban de que sua bandeira é tecnicamente a única bandeira oficial do Afeganistão. Uma vez que isso mude – possivelmente muito em breve – o caso de aceitar a bandeira do Taleban como a bandeira afegã pode ser defendido com muito mais firmeza.

Se a mudança da bandeira for confirmada e aceita, o Afeganistão será o primeiro país independente a mudar o design da sua bandeira desde a Mauritânia em 2017 (sem contar as especificações de design padronizadas recentemente que são consistentes com as descrições anteriores). 

Uma das últimas mudanças na bandeira em nível de país foi feita pelo próprio Afeganistão, quando o governo contra o talibã ajustou o selo nacional para assumir em 2013.

O nome oficial do país no Afeganistão mudou?

A resposta a essa pergunta é um pouco mais simples: o Taleban diz claramente que sim. Embora os diplomatas do Afeganistão no exterior ainda trabalhem sob o nome de República Islâmica do Afeganistão, usado pelo governo pré-Taleban, as novas autoridades talibãs fizeram questão de chamá-lo de Emirado Islâmico do Afeganistão.

Esse nome também foi usado pelo Taleban durante seu período anterior de governo. A palavra “emirado” significa um lugar governado por um emir , uma palavra árabe que pode significar “príncipe” ou “comandante”, comum na tradição islâmica.

Ao contrário do caso da bandeira, o Taleban foi bastante explícito ao considerar “Emirado Islâmico do Afeganistão” o nome do país, declarando-o diretamente após assumir a capital e incluindo o nome completo no recente anúncio formal de sua nova administração.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Taleban? Não deixe de ler também – Conferência de Yalta e Conferência de Potsdam: marcos do pós-Segunda Guerra Mundial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.