Atenção TRABALHADOR: prazo para sacar PIS/PASEP está chegando ao fim

O PIS/PASEP é um benefício importante para os trabalhadores do setor público e privado. No entanto, muitos ainda não realizaram o saque do seu abono salarial e precisam ficar atentos, pois o prazo está se encerrando. Neste artigo, vamos abordar todos os detalhes sobre o PIS/PASEP, incluindo a data limite para o saque, o valor disponível e como consultar os valores.

O Prazo para Sacar o Abono

O prazo máximo para realizar o saque do abono salarial PIS/PASEP é até o dia 28 de dezembro. É importante que os trabalhadores estejam cientes dessa data limite para não perderem a oportunidade de receber esse benefício. O valor liberado pode chegar a até R$1.320, equivalente a um salário mínimo.

Valor a Ser Recebido

O valor a ser recebido pelos trabalhadores varia de acordo com o tempo trabalhado no ano-base de 2021. Aqueles que trabalharam durante todo o ano têm direito ao valor total de R$1.320. Já os que trabalharam por um período menor, receberão um valor proporcional.

Para saber o valor a ser recebido, basta dividir o valor do salário mínimo por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados. Dessa forma, é possível ter uma estimativa do abono a ser recebido.

Formas de Saque do Abono

O saque do abono salarial PIS/PASEP pode ser feito de diferentes formas, dependendo do tipo de vínculo empregatício do trabalhador. Confira as opções disponíveis:

Funcionários de Empresa Privada

  • Possuindo o Cartão Cidadão e senha cadastrada, os funcionários de empresas privadas podem realizar o saque em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas.
  • Aqueles que não possuem o Cartão Cidadão devem comparecer a uma agência da Caixa, portando documento de identificação, para realizar o saque.
  • Os correntistas individuais da Caixa têm o abono depositado diretamente em suas contas.

Servidores Públicos

  • Os servidores públicos devem comparecer a uma agência do Banco do Brasil, portando documento de identificação, para realizar o saque do abono salarial PASEP.
  • Para os servidores que são correntistas do Banco do Brasil, o valor será depositado diretamente em suas contas.

Contexto do PIS/PASEP

O PIS/PASEP é um programa de integração social e formação do patrimônio do servidor público, conhecido pelas siglas PIS e PASEP. Essas contribuições sociais são de natureza tributária e são devidas pelas pessoas jurídicas, com o objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o PASEP é pago aos servidores públicos através do Banco do Brasil.

Não deixe o prazo para o saque do abono salarial PIS/PASEP passar. Lembre-se de consultar os valores a que tem direito e aproveite essa oportunidade de receber um valor extra. Caso você ainda não tenha realizado o saque, verifique as opções de saque disponíveis de acordo com o seu tipo de vínculo empregatício. O PIS/PASEP é um benefício importante e pode fazer diferença no seu orçamento. Aproveite essa chance e fique atento aos prazos estabelecidos.

Consulta e pagamento do PIS/PASEP de 2024

A consulta para verificar o status do PIS referente ao ano-base 2022 estará disponível a partir de janeiro. Os trabalhadores devem ficar atentos às informações divulgadas pelos canais oficiais do Governo para saberem quando poderão realizar o saque do benefício.

O pagamento do PIS/PASEP é realizado de acordo com um calendário estabelecido pelo Governo Federal. Esse calendário é organizado levando em consideração o mês de nascimento ou o número final de inscrição do trabalhador. Portanto, é importante verificar qual é a data específica de saque de acordo com a sua situação.

Para efetuar o saque do PIS/PASEP, o trabalhador deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, dependendo do programa ao qual está vinculado. É necessário apresentar um documento de identificação válido e o número do PIS/PASEP.

Caso o trabalhador possua conta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, o valor do PIS/PASEP será depositado diretamente em sua conta, facilitando o acesso e evitando a necessidade de comparecer pessoalmente a uma agência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.