Atenção! Confira o calendário atualizado do IPVA RJ 2023

Anote na agenda para não esquecer nenhuma das datas

Inúmeras são as dúvidas a respeito do imposto que é pago anualmente com base na propriedade de veículos. Então, se você deseja obter informações maiores a respeito do IPVA RJ 2023, fique atento.

Pois, logo abaixo as informações sobre este imposto serão disponibilizadas. Assim, esperamos que o artigo sane as suas dúvidas.

Você sabe o que é o IPVA?

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores, cuja sigla é IPVA, é de competência dos estados. Aliás, que são responsável pelas cobranças anuais, assim como os prazos de pagamentos estabelecidos.

A depender das decisões estaduais, existe a possibilidade de ter descontos e também obter a isenção do pagamento do imposto. Logo, o que pode facilitar a vida do condutor.

No entanto, se não há como adquirir isenção, o ideal é ficar atento para fazer o pagamento com taxa única. Pois, geralmente, os maiores descontos são para quem realiza, de maneira integral, o pagamento do imposto até a data limite.

Caso não seja viável, verifique se no seu estado também existe a possibilidade de obter descontos ou ao menos a isenção de juros nas parcelas.

Diferença entre IPVA e Licenciamento

Como você viu acima, o IPVA é um imposto que deve ser pago anualmente, recolhido pelo estado em questão. Acontece que, a presença constante de dúvidas pertinentes sobre as diferenças entre ele e o licenciamento precisam ser esclarecidas.

O licenciamento ou CRLV é o documento que permite o condutor transitar nas vias de maneira regularizada. O seu pagamento também é anual, além disso, é obrigatório.

Ainda, é de extrema importância entender que para que você consiga obter o seu licenciamento, mesmo ao efetuar o pagamento da taxa dele, é necessário realizar o pagamento também do seu IPVA do ano vigente.

Vale lembrar que a falta de pagamento implica também na não-liberação do seu licenciamento. Como consequência, faz com que o seu carro esteja irregular. Logo, o que pode gerar até mesmo uma multa gravíssima. E como punição mais grave, a suspensão do direito de dirigir.

Calendário de pagamento atualizado IPVA RJ 2023

Agora que sabe mais sobre o imposto, assim como, a necessidade do pagamento do IPVA, é imprescindível visualizar o calendário de pagamento. Sendo assim, é mais fácil de encaixar em seu orçamento e não perder nenhuma data do prazo.

Os pagamentos realizados em cota única tiveram início em janeiro e terminaram em fevereiro. No entanto, para quem parcelará o pagamento do IPVA, o calendário ainda é vigente. Vale lembrar que no estado do Rio de Janeiro, o parcelamento pode ser feito em até 3 vezes. Sendo assim, confira o calendário de pagamento abaixo.

  • Placas com final 0: cota única ou primeira parcela 23/jan, segunda parcela 23/fev e terceira parcela 27/mar.
  • Placas com final 1: cota única ou primeira parcela 24/jan, segunda parcela 24/fev e terceira parcela 28/mar.
  • Placas com final 2: cota única ou primeira parcela 25/jan, segunda parcela 27/fev e terceira parcela 29/mar.
  • Placas com final 3: cota única ou primeira parcela 26/jan segunda parcela 01/mar e terceira parcela 04/abr.
  • Placas com final 4: cota única ou primeira parcela 27/jan, segunda parcela 02/mar e terceira parcela 05/abr.
  • Placas com final 5: cota única ou primeira parcela 30/jan, segunda parcela 03/mar e terceira parcela 11/abr.
  • Placas com final 6: cota única ou primeira parcela 31/jan, segunda parcela 06/mar e terceira parcela 12/abr.
  • Placas com final 7: cota única ou primeira parcela 01/fev, segunda parcela 08/mar e terceira parcela 13/abr.
  • Placas com final 8: cota única ou primeira parcela 02/fev, segunda parcela 09/mar e terceira parcela 14/abr.
  • Placas com final 9: cota única ou primeira parcela 03/fev, segunda parcela 13/mar e terceira parcela 18/abr.

Não paguei meu IPVA RJ 2023 no prazo e agora?

Seguindo as datas no tópico anterior sobre o pagamento do IPVA RJ 2023, basta ficar atento e realizar o pagamento em dia.

Porém, o prazo passou e você não conseguiu pagar? Pois, saiba que isso implicará diretamente na sua obtenção de licenciamento. Então, para regularizar você deve entrar em contato com a Sefaz ou o Detran da sua cidade para solicitar uma nova via de boleto.

A partir de todas as informações, que foram orientadas neste artigo a respeito do IPVA RJ 2023, tenha o calendário em mãos para não perder nenhuma data. Então, fique atento e realize o pagamento do imposto em dia para não sofrer com o acréscimo de juros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.