Saiba como baixar e imprimir o licenciamento 2023 do seu veículo

Confira as razões de você imprimir este documento tão importante para os motoristas

Muitos condutores buscam explicações a respeito de algumas regras que devem ser fator de atenção, como a emissão do CRLV do veículo. Portanto, este artigo abordará informações sobre como baixar e imprimir o licenciamento 2023 de um veículo para otimizar o seu tempo. Além disso, como estar em dia com a legislação de trânsito.

O que é o CRLV?

Antes de tudo, é de extrema importância entender o que é o licenciamento. Também conhecido pela sigla CRLV, o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos é um documento obrigatório aos motoristas.

A cada novo ano é expedido um novo licenciamento que, resumidamente, deixa claro à legislação vigente que o veículo está em perfeitas condições. E, por isso, pode transitar pelas vias públicas do estado e do país.

A emissão desse documento acontece pelo Detran, que é o Departamento de Trânsito Estadual, ou seja, cada estado tem o seu. Sendo assim, o licenciamento deve acontecer para o veículo que foi cadastrado.

Saiba como emitir e pagar o licenciamento 2023 do seu veículo

Por mais que pareça um processo extremamente difícil, emitir o licenciamento do seu veículo é uma tarefa fácil de realizar.

Como dito acima, a cada ano é gerada uma taxa a respeito dessa taxa, que pode ser impressa ou até mesmo paga diretamente no sistema bancário.

No ano vigente, a data limite para o pagamento, dependerá do dígito final da placa do carro. Desse modo, o prazo final pode chegar em alguns estados até o dia 30/11/2023. Visto que, alguns estados usam como base, o prazo de pagamento para o IPVA.

Sendo assim, o ideal é verificar diretamente com o Detran do seu estado a data limite para evitar possíveis transtornos.

Após o pagamento dessa taxa do licenciamento, que é obrigatório, a emissão do seu documento estará disponível para que você possa imprimir e guardar em seu carro.

Veja como baixar o licenciamento 2023

Com o seu licenciamento já pago, através do site do Detran será possível baixar e emitir o seu documento, que você pode imprimir ou obtê-lo digitalmente, sendo ele um CRLV-e.

Caso queira fazer o download, é um passo bastante simples. Primeiramente, tenha no seu celular o aplicativo da sua CNH digital, pois isso é um pré requisito. Após isso, baixe no seu celular o aplicativo CRLV, que você tem acesso tanto na Play Store (para sistema Android) como na Apple Store (para sistema iOs).

Ao finalizar o download do seu app, faça o cadastro de usuário. Em seguida, realize o processo de ativação da sua conta pelo e-mail enviado a você.

Algumas informações são essenciais para finalizar o seu cadastro e tornar possível a emissão do seu licenciamento. Dentre elas, o número do Registro Nacional de Veículos Automotores, código de segurança CRV, conhecido também por DUT.

Uma chave de acesso com 4 dígitos será gerada. Então, a partir daí a inserção do CRLV aos seus documentos digitais acontecerá. Com o cadastro do aplicativo que dá acesso ao CRLV digital, basta após a emissão, baixar o seu documento e se desejar, imprimi-lo.

Vale ressaltar, que apesar de não ser obrigatório estar com o seu documento impresso, portar o documento do carro é sim um fato obrigatório. Por essa razão, existe também a possibilidade de andar apenas com o documento digital que possui a mesma valia.

A falta de pagamento do licenciamento implica em quê?

Inúmeras ações no trânsito podem gerar infrações, até mesmo os valores das multas são conhecidos. Por exemplo, o fato de dirigir falando ao celular e até mesmo, não utilizar o cinto de segurança.

Além dessas, existem outras situações específicas que podem gerar infrações graves e até mesmo gravíssimas. Sendo que uma delas é rodar com o veículo que não esteja com o licenciamento em dia.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 133, a ação de transitar o veículo com o licenciamento atrasado, é uma infração gravíssima.

As infrações desta categoria acarretam uma perda de 7 pontos na CNH. Assim, ainda por cima aplica a multa de R$293,47, aliás, que pode até mesmo ser multiplicada a depender da situação.

Com base nas informações acima, é possível entender um pouco sobre licenciamento anual do veículo, bem como baixar e imprimi-lo.

E com esse conhecimento adquirido, será possível evitar situações que estejam em desacordo com a legislação vigente.

Verifique com o Detran do seu estado o prazo para pagamento do licenciamento 2023 de acordo com o final da placa do carro. Então, se possível, efetue o pagamento até mesmo antes da data limite.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.