Aprenda tudo sobre a SUPERLUA que iluminará o céu na próxima quarta-feira

Confira aqui tudo o que precisa saber sobre a superlua na próxima quarta-feira.

Você já imaginou ver a Lua cheia mais brilhante e maior do que o normal? Pois é isso que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 30 de agosto, quando ocorrerá a última superlua de 2023. Esse fenômeno raro e espetacular poderá ser observado em todo o mundo, se as condições climáticas permitirem. Neste artigo, explicaremos o que é, como e quando ocorre a superlua, e dar algumas dicas de como aproveitar melhor essa oportunidade.

O que é a superlua?

O termo “superlua” não é uma definição astronômica oficial, mas sim uma expressão popular criada pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Ele empregou esse termo para descrever uma lua cheia que ocorre quando a Lua está no perigeu, ou seja, no ponto da sua órbita mais próximo da Terra.

Nessa situação, a Lua pode parecer até 15% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia normal. A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384 mil quilômetros, mas essa distância varia ao longo do tempo, pois a órbita da Lua é elíptica e não circular.

O perigeu é o ponto onde a Lua está mais próxima da Terra, cerca de 363 mil quilômetros, enquanto o apogeu é o ponto em que ela está mais distante, cerca de 405 mil quilômetros.

A superlua ocorre quando há uma coincidência entre a fase da lua cheia e o perigeu. Isso não acontece todos os meses, pois o ciclo entre duas luas cheias é de 29,5 dias, enquanto o ciclo entre dois perigeus é de 27,5 dias. Por isso, a superlua é um fenômeno incomum e especial.

Aprenda tudo sobre a SUPERLUA que iluminará o céu - Reprodução Canva
Aprenda tudo sobre a SUPERLUA que iluminará o céu – Reprodução Canva

Como e quando ocorre a superlua em 2023?

Em 2023, haverá duas superluas: a primeira ocorreu no dia 1º de agosto e a segunda ocorrerá no dia 30 de agosto. Essa segunda superlua também será chamada de “Lua Azul”, pois será a segunda lua cheia dentro do mesmo mês. Mas isso não significa que a Lua terá uma cor azulada, apenas que ela será mais rara em um mês.

O horário exato da superlua dependerá do fuso horário de cada região. No Brasil, a superlua ocorrerá às 22h35 no horário de Brasília (GMT-3), às 21h35 no horário do Acre (GMT-5), às 20h35 no horário do Amazonas (GMT-4) e assim por diante.

Para observar a superlua, basta olhar para o céu na direção leste logo após o pôr do sol. A Lua estará mais próxima do horizonte e terá uma aparência maior e mais brilhante do que o normal. Além disso, ela poderá ter um tom mais amarelado ou avermelhado, dependendo das partículas presentes na atmosfera.

Como aproveitar melhor a superlua?

A superlua é uma oportunidade única para admirar a beleza da natureza e se conectar com o universo. Para aproveitar melhor esse fenômeno, seguem algumas dicas:

  • Escolha um local com pouca poluição luminosa e sonora, preferencialmente afastado das grandes cidades. Assim, você poderá ver a Lua com mais nitidez e tranquilidade;
  • Use um binóculo ou um telescópio para observar os detalhes da superfície lunar, como as crateras, os mares e as montanhas. Você também poderá ver alguns planetas próximos à Lua, como Saturno e Júpiter;
  • Tire fotos da superlua com o seu celular ou câmera fotográfica. Você pode usar um tripé para evitar tremores e ajustar o zoom e a exposição para obter melhores resultados. Você também pode usar aplicativos ou programas de edição para melhorar as suas imagens.

Aproveite a superlua para meditar, relaxar ou fazer um ritual de gratidão. A Lua tem uma influência energética sobre as pessoas e os seres vivos, e a superlua pode ser uma oportunidade para se harmonizar com as forças cósmicas.

Neste artigo, apresentamos informações sobre a superlua que irá ocorrer esta semana, explicando o que é, como e quando ocorre esse fenômeno incomum. Vimos que a superlua é uma lua cheia que ocorre quando a Lua está no perigeu, o ponto da sua órbita mais próximo da Terra.

Nessa situação, a Lua pode parecer até 15% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia normal. A última superlua de 2023 ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 30 de agosto, e também será chamada de “Lua Azul”, pois será a segunda lua cheia dentro do mesmo mês.

Melhores dicas de observação

Para observar a superlua, basta olhar para o céu na direção leste logo após o pôr do sol. A Lua estará mais próxima do horizonte e terá uma aparência maior e mais brilhante do que o normal. Além disso, ela poderá ter um tom mais amarelado ou avermelhado, dependendo das partículas presentes na atmosfera.

Para aproveitar melhor a superlua, sugerimos algumas dicas, como escolher um local com pouca poluição luminosa e sonora, usar um binóculo ou um telescópio para observar os detalhes da superfície lunar. Ademais, tirar fotos da superlua com o seu celular ou câmera fotográfica e aproveitar a superlua para meditar, relaxar ou fazer um ritual de gratidão.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.