USP recebe inscrições para curso de Astronomia para meninas

A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o curso gratuito de Astronomia para meninas. O curso é ofertado no âmbito do Projeto Astrominas, que está em sua 3ª edição e foi criado por um grupo de mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG/USP).

As meninas interessadas em participar do Astrominas 2022 podem realizar as inscrições até as 23h59 do dia 29 de maio. Conforme o regulamento, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do projeto.

Podem participar estudantes de todo o país que se identificam com o gênero feminino (cis ou trans), que têm entre 14 e 17 anos e que estão regularmente matriculadas em uma escola de Educação Básica pública ou privada. Além disso, para participar do curso, é preciso ter acesso a um dispositivo com internet para assistir vídeos e participar de grupos de discussão. 

Vagas e duração do curso

Ainda de acordo com o regulamento, a oferta total desta edição é de 400 vagas para o curso de Astronomia. De acordo com a organização, será feito um sorteio no dia 3 de junho para garantir 20% das vagas entre pretas, pardas e indígenas, 60% entre estudantes de escolas públicas e 20% entre alunas de escolas privadas. 

O curso de Astronomia será realizado no período de 2 a 22 de julho. Neste período, cada aluna deverá reservar entre 3 a 4 horas diárias para se dedicar às atividades, no horário que desejar.

Além das aulas on-line, o curso contará também com atividades interativas, como palestras de Astronomia, Física, Geociência, Astrobiologia, Ciências Atmosféricas e Matemática, rodas de conversa, experimentos e atividades com mulheres que são especialistas nas áreas. Um dos objetivos do curso é desconstruir a ideia de que as ciências exatas não são para meninas.

Veja mais informações no site do Astrominas.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEG informa o período de inscrição e demais datas do Vestibular 2022/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.