Aprenda como clarear rejuntes com 5 dicas simples

Confira como limpar este espaço com misturinhas caseiras

Com o passar do tempo, o espaço entre os pisos de cerâmica começa a se desgastar, o que é bem comum mesmo que você realize uma limpeza frequente. O que, via de regra, não acontece, pois a maioria das pessoas só percebem a necessidade de lavar quando há muita sujeira acumulada. Entretanto, há maneiras muito simples de como clarear rejuntes rapidamente.

Então, esses métodos acabam por ser úteis também para retirar excesso de gordura, amenizar possíveis corrosões, remover microrganismos e arredar resíduos de cosméticos. Em geral, os cômodos da casa mais acometidos são a cozinha e o banheiro, sendo fundamental limpá-los com maior frequência.

Confira dicas simples de como clarear rejuntes

As maneiras de realizar essa limpeza vão depender do material que está revestindo os arredores da argamassa, pois a porosidade de cada um deles vai interferir no efeito que deseja. Assim, identificar o tipo de revestimento é fundamental para que as dicas a seguir sejam efetivas.

Com isso, o segundo passo de como clarear os rejuntes da sua casa é fazer uma lavagem superficial do piso ou do azulejo. O mais ideal é usar um pano de microfibra úmido, apenas para retirar “o grosso” da sujeira ali presente.

Como clarear rejuntes

Agora que sabe dos métodos, saiba que para limpar os rejuntes não há necessidade de gastar dinheiro com produtos específicos. Aqui, separamos receitas com ingredientes que você tem em casa. Portanto, são mais baratas de fazer. Confira!

Aprenda como clarear rejuntes com 5 dicas simples
Aprenda como clarear rejuntes com 5 dicas simples. Foto: Canva Pro

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um velho conhecido dos donos e donas de casa, pois sempre se mostra útil para inúmeras funções, incluindo a limpeza de materiais de cerâmica. Nesse caso de hoje, normalmente você pode utilizar sozinho, juntando apenas com um pouco de água para torná-lo líquido.

Após fazer a solução, utilize um pano e o mergulhe no recipiente. Em seguida, é só escovar sobre a superfície para clarear os rejuntes. Logo após, é só enxaguar com água fria. Ainda, é possível diluir um pouco de água oxigenada caso sobre alguma sujeira ou você pode simplesmente repetir o processo.

Vinagre branco

O vinagre é outro querido de quem gosta de fazer uma limpeza bem feita. Então, para gerar o efeito desejado, nesse caso, você deve usá-lo na sua forma pura, com o auxílio de um borrifador. Assim, o método consiste apenas em aplicar o composto sobre a superfície suja e deixar agir por 20 a 25 minutos.

Essa é uma maneira de como clarear rejuntes de porcelanato, principalmente. Pois, este é um material que requer muita atenção para não acabar em desastres. Isso porque o seu caráter poroso é muito acentuado e substâncias muito abrasivas podem criar manchas no piso.

Fermento químico

O fermento químico, por sua vez, pode gerar efeitos mais intensos e ser utilizado para lavagens mais pesadas, como as do banheiro. O melhor desse método é que o produto usado pode estar fora da validade, mas ainda será eficiente. Portanto, é a melhor forma de potencializar o clareamento.

O processo é bem simples: umedeça uma escova de dentes velha e despeje uma colher de chá rasa do fermento sobre as cerdas. Em seguida, apenas aplique sobre o rejunte e escove até ficar com uma coloração mais amena, do seu agrado.

Vinagre, limão e bicarbonato de sódio

Essa mistura dos deuses é outra maneira de como clarear rejuntes que possuem um acumulado de sujeira mais pesado. O limão aqui dará um toque diferenciado para potencializar o efeito durante os esfregões. No entanto, lembre-se de sempre utilizar luvas protetoras para evitar acidentes.

Assim, seguindo a receita, será preciso: 1,5 litros de água; 75 ml de vinagre branco; 100 ml de limão espremido; 150 gramas de bicarbonato de sódio. Em seguida, misture todos os ingredientes. Então, utilize um borrifador para aplicar a solução sobre o rejunte e deixe agir por 20 minutos. Por fim, é só esfregar.

Água sanitária

Por último, a água sanitária, aqui, possui um diferencial interessante Pois além de ser um modo de como clarear rejuntes, ela também serve para remover mofo e bolor da região, principalmente do banheiro. Entretanto, esse efeito só é válido para sujeiras recentes. Ou seja, você deve utilizar as misturas anteriores em casos mais antigos.

O método de aplicação é bem simples. Você deve, primeiramente, colocar uma quantidade do produto em um borrifador e depois aplicar diretamente sobre o local. Em seguida, deixe agir por 15 a 20 minutos e observe se está totalmente limpo, podendo esfregar ou não, dependendo do caso. Por fim, só é preciso retirar o excesso do composto com um pano úmido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.