Como usar bicarbonato de sódio na limpeza

Confira os segredos desse produto para cuidar da casa

O bicarbonato de sódio é encontrado em muitas casas, mas sua utilização, quase sempre, se reduz ao uso culinário. Sendo assim, poucas pessoas sabem que o bicarbonato de sódio pode ser utilizado na limpeza doméstica. Hoje, vamos te dar algumas dicas incríveis de como usar bicarbonato na limpeza doméstica. Confira agora e mude sua forma de limpar a casa.

Propriedades do bicarbonato de sódio que atuam na limpeza doméstica

Dicas para usar bicarbonato de sódio na limpeza -- Reprodução Canva
Dicas para usar bicarbonato de sódio na limpeza — Reprodução Canva

O bicarbonato de sódio tem PH alto e, por isso, contribui para a neutralização de odores, eliminação de gorduras e sujeiras difíceis. Esse produto pode ser misturado com sabão em pó ou detergente líquido para, desta forma, intensificar a ação desses produtos. 

Mas fique atento, pois, o bicarbonato de sódio não deve ser misturado com água sanitária ou outros produtos de limpeza (exceto os citados acima), já que a reação química produzida é muito perigosa!

Dicas para usar o bicarbonato de sódio na limpeza doméstica

Esse produtinho pode salvar a sua vida na hora daquela faxina mais pesada. Quer saber exatamente como usar? Pois, então, acompanhe agora as principais formas de usar o bicarbonato de sódio e aprenda de uma vez como ele pode auxiliar a sua rotina.

Tirar manchas de panelas, assadeiras e peças de inox do fogão

Umedeça uma esponja com água, coloque bicarbonato de sódio e detergente líquido e, esfregue nas manchas das panelas. Se a mancha persistir, coloque bicarbonato de sódio sobre a mancha e despeje água quente, deixando agir por 10 minutos. Deixe esfriar e lave novamente com bicarbonato de sódio e detergente.

Limpar paredes riscadas e rejuntes de azulejo ou porcelanato

Antes de qualquer coisa, pegue uma esponja umedecida em água e coloque em cima o bicarbonato de sódio. Esfregue a parede ou os rejuntes sem fazer muita força para não tirar a tinta.

Tirar restos de comida de travessas de vidro temperado

Antes de iniciar a lavagem dos pratos de vidro temperado, coloque bicarbonato de sódio e água quente dentro da travessa, enchendo-a em sua totalidade. Quando esfriar, retire os restos de comida e lave com esponja e detergente.

Eliminar cheiro de chulé dos calçados

Coloque, primeiramente, o bicarbonato de sódio dentro dos calçados e deixe durante todo o período da noite em um local ventilado, se possível. No dia seguinte, tire a sobra do pó de bicarbonato e limpe o calçado com um pano seco.

Desobstruir a pia e ralos do tanque e banheiros

Em primeiro lugar, coloque diretamente na pia e nos ralos, 200 ml de vinagre branco, bicarbonato de sódio e água quente. Essa mistura pode ser usada semanalmente. Ela evita também a proliferação de insetos nestes locais.

Tirar o cheiro de suor das roupas

Antes de tudo, forme uma pasta com bicarbonato de sódio e água. Logo após, aplique sobre as manchas de suor das roupas (principalmente debaixo dos braços) e aguarde 30 minutos para a mistura agir na roupa. Lave normalmente. Pode, inclusive, colocar na máquina de lavar. 

Obs.: Se a roupa for colorida, teste a pasta na parte de dentro da peça para que, dessa forma, não hajam situações em que manche o tecido.

Tirar o cheiro ruim da geladeira, armários e guarda-roupas

Primeiramente, pegue um pote de plástico e coloque ½ xícara de chá de bicarbonato de sódio. Deixando ele aberto e depois coloque na geladeira, armários e guarda-roupa, trocando a cada 3 meses.

Limpar colchões, travesseiros, almofadas, sofás e tapetes (e lugares com ácaro em geral)

Espalhe o bicarbonato de sódio sobre a superfície dos locais, deixando agir por 15 minutos. Por fim, tire o excedente usando uma escova de roupa ou aspirador de pó.

Eliminar manchas de café em bules e filtros de cafeteira

Encha o bule, ou os filtros de cafeteira, com água e adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Coloque para ferver por 10 minutos e deixe esfriar. Lave em seguida como de costume.

Limpar metais de inox (torneiras, chuveiros e sifões)

Com um pano úmido, coloque bicarbonato em cima e friccione os metais. Por fim, basta passar um pano seco.

Tirar manchas de gordura em tapetes e carpetes

Misture bicarbonato de sódio com álcool. Logo após, aplique a mistura nos tapetes e carpetes com a ajuda de uma escova e esfregue. Por fim, enxague o local com água ou, ainda, remova com pano úmido.

Branquear panos de prato

Coloque os panos de prato de molho com água e bicarbonato durante a noite. Lave normalmente pela manhã e, assim, você terá panos de prato limpos e branquinhos!

Com todas essas dicas, você não tem mais desculpa para deixar a casa suja e encardida!

Por fim, compre já o bicarbonato de sódio e elimine a sujeira pesada de sua casa, deixando com cheiro agradável de limpeza!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.