Bancada de porcelanato vale a pena? Veja dicas de uso e conservação

Confira se incluir esse material na sua casa é uma boa ideia

As bancadas de porcelanato estão cada vez mais ocupando espaço nos projetos e execuções das cozinhas brasileiras. Engenheiros e arquitetos defendem o seu uso. Por isso hoje, vamos desmistificar se a bancada de porcelanato vale a pena.

Tudo sobre bancada de porcelanato -- Reprodução Canva
Tudo sobre bancada de porcelanato — Reprodução Canva

O porcelanato está cada vez mais sendo usado para além de pisos e paredes, mas também na execução e bancadas, mobiliários, painéis, entre tantos outros locais. Sendo assim, são muitas as vantagens que o porcelanato oferece na execução de bancadas de cozinha. Confira:

  • Alta resistência mecânica;
  • Alta resistência às manchas e agressões químicas;
  • Fácil manutenção e limpeza;
  • Baixíssimo índice de porosidade;
  • Acabamento perfeito.

É recomendável o uso de porcelanato nas bancadas de cozinha?

É preciso reconhecer que os projetos realizados em mármore e granito estão se modernizando nos dias de hoje. Assim, os acabamentos estão sendo feitos com melhor qualidade, mas a composição dos materiais é que tornam mais difícil o seu uso. 

O mármore possui as seguintes propriedades:

  • Baixa resistência ao risco;
  • Alta porosidade;
  • Alta resistência à ruptura;
  • Possui diferentes cores e texturas.

Já o granito, possui as seguintes propriedades:

  • Baixa absorção e porosidade;
  • Alta resistência à ruptura;
  • Diferentes cores e texturas.

Percebemos que as propriedades dos materiais são diferentes e, por isso, o porcelanato ganha em diversos quesitos, principalmente quando falamos de acabamento perfeito, sem frestas e espaços vazios entre as peças. Ainda, o porcelanato possui bordas arredondadas que dificultam a quebra e aumentam a resistência ao impacto.

As bancadas de porcelanato mancham ou riscam?

O material do porcelanato possui a propriedade de alta resistência às manchas. Por isso, os fabricantes afirmam que testes foram feitos com vários produtos que normalmente mancham, como vinho, uva e café e nenhum deles gerou manchas permanentes.

Todas as manchas podem ser retiradas com detergente neutro e uma esponja de pia. 

Por outro lado, com o uso de panelas quentes em cima do porcelanato, ele tem apresentado boa resistência às altas temperaturas, suportando temperaturas de até 1230ºC com tranquilidade.  Se você colocar uma panela de alumínio, é possível que deixe um pouco do alumínio do fundo no porcelanato, mas que poderá ser limpo com sapólio.

Quanto aos riscos, o porcelanato natural é mais resistente, mas é preciso cuidar para não ficar arrastando panelas de cerâmica não esmaltadas ou outro material de forma insistente.  

Já o porcelanato polido, é mais fácil de riscar, por isso que, na limpeza, deve-se usar a parte amarela da esponja para tal.

Quanto à durabilidade e resistência em cozinhas de muito uso, como se comporta o porcelanato?

O porcelanato em bancadas de cozinha onde ocorre muita atividade, normalmente é recomendado que seja o natural, que é mais resistente aos riscos, de material esmaltado. Existem porcelanatos naturais que, na parte interna, a cor é a mesma da parte externa. Sendo assim, em caso de lascar ou quebrar, não fica muito aparente. 

A resistência do porcelanato requer conhecimento de sua fabricação. Além de ser composto por 70% de rochas nobres, ele é destruído para ser refeito novamente e se tornar mais resistente. Outro fator que deixa o porcelanato resistente, é o processo de queima, que dá a resistência necessária para uma bancada de cozinha.

Como conservar uma bancada de porcelanato na cozinha?

Para manter uma bancada de porcelanato é preciso alguns cuidados de conservação como:

  • 7 dias após a colocação das placas de porcelanato, coloque sapólio cremoso diluído nos rejuntes, com uma esponja de pia, e deixe por alguns minutos. Assim, você irá retirar os excessos de rejunte;
  • Para a limpeza diária, utilize uma esponja de pia macia, com algumas gotas de detergente neutro e passe na superfície do porcelanato. Enxágue e finalize com um pano seco;
  • Não utilize produtos abrasivos na superfície do porcelanato, pois, além de não ser necessário, irá corroer e danificar o material;
  • Procure não arrastar panelas com acabamento rústico na superfície do porcelanato;
  • Não suba em cima da bancada para guardar objetos altos ou trocar uma lâmpada, procure usar uma escada;
  • Evite fazer mau uso do porcelanato, pois, apesar de ser bem resistente, ele pode lascar ou quebrar.

Assim as bancadas de porcelanato são únicas, no sentido de beleza, praticidade, comodidade e conforto.

Por fim, respondendo à pergunta inicial: Bancada de porcelanato vale a pena? SIM! Além de ser muito mais bonita, é muito mais durável também!

Sabendo de tudo isso, temos certeza que agora será muito mais interessante escolher um bom porcelanato para o balcão da sua cozinha! Dessa forma, o ambiente ficará com estilo e muito elegante! E lembre-se: qualquer dúvida sobre esse material, volte ao post!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.