APOSENTADORIA POR INVALIDEZ: Quem tem Hérnia de disco, diabetes e depressão pode receber?

Nas redes sociais, é muito comum que uma série de mensagens sobre a aposentadoria por invalidez sejam disseminadas de forma equivocada. Recentemente, uma suposta notícia dizia que quem tem diabetes, depressão ou hérnia de disco poderia conseguir a aposentadoria apenas por ter esse tipo de diagnóstico.

Diante desse cenário, o INSS se manifestou para comunicar às pessoas sobre a inverdade por trás dessa mensagem. Afinal, não há uma lista de doenças que garantem a aposentadoria, mas, sim, o beneficiário sempre deverá passar por uma perícia para que seja avaliada a situação caso a caso.

A seguir, você poderá compreender melhor esse assunto e tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe e saiba mais!

Quem tem Hérnia de disco, diabetes e depressão pode receber aposentadoria por invalidez?

Na realidade, a resposta para esse pergunta depende de um fator: da avaliação que é feita durante a perícia médica do INSS.

Isto é, pessoas que têm depressão podem, sim, conseguir a aposentadoria por invalidez. No entanto, isso não quer dizer que a doença, em si, seja um pré-requisito que garante a aposentadoria.

Dito de outro modo, existem pessoas com diagnóstico de depressão que ainda se sentem confortáveis e aptas para trabalhar, enquanto outras podem ter quadros mais graves que impedem a atividade laboral.

Isso nos dá pistas de que não existe uma lista de doenças que fornece a aposentadoria. O que existem são análises feitas, em cada pessoa, para verificar se ela possui ou não condições para trabalhar.

Caso o médico perceba que determinado cidadão com hérnia de disco, diabetes ou depressão não têm mais condições de trabalhar, consequentemente ele poderá conceder uma avaliação que permita, mais tarde, a aposentadoria por invalidez.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ: Quem tem Hérnia de disco, diabetes e depressão pode receber?
APOSENTADORIA POR INVALIDEZ: Quem tem Hérnia de disco, diabetes e depressão pode receber? Foto: Canva.

Portanto, é inverídica a ideia de que apenas o diagnóstico pode garantir a aposentadoria. Até porque, existem muitas pessoas com esses diagnósticos que continuam trabalhando em diferentes áreas, sem problemas.

Por isso, é importante sempre agendar a sua perícia e conversar com o médico para que ele avalie o seu caso.

Como fazer o pedido da aposentadoria ou auxílio-doença?

Se você acredita que a sua condição de saúde tem impedido de trabalhar, é necessário entrar com o pedido do seu auxílio-doença e, mais tarde, aposentadoria, por meio do aplicativo do Meu INSS. Veja o passo a passo:

  1. Primeiro, baixe o app Meu INSS e instale-o no seu celular;
  2. Em seguida, abra o aplicativo e faça o seu login ou cadastro;
  3. Com o seu login efetivado, você deverá ir em “Novo Pedido”;
  4. Solicite o serviço que você deseja, no caso, solicitar perícia médica para auxílio-doença;
  5. Acompanhe o processo diretamente no app e, quando for solicitado a você, agende a data e a unidade do INSS que você irá;
  6. Pronto! Você só deverá comparecer a perícia e conversar com o médico sobre a sua situação, a fim de que ele avalie suas condições de saúde.

Depois da perícia, o médico pode avaliar que você esteja inapto para trabalhar temporariamente, o que dará o auxílio-doença a você, ou permanentemente, que resultará na aposentadoria por invalidez.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.