Após fechamento de fábrica no Brasil, Ford anuncia investimento na África do Sul

Na contramão do fechamento de fábricas registrado no Brasil, a Ford vai investir US$ 1,05 bilhão em suas operações de produção na África do Sul. Os recursos devem servir, por exemplo, para ampliar a capacidade de  fabricação da picape Ranger.

O anúncio foi feito pela montadora nesta terça-feira (02), menos de um mês depois da Ford anunciar que vai fechar todas as fábricas do Brasil.

Com o montante investido é esperado que a Ford aumente a capacidade de produção de veículos: saindo dos atuais 168 mil, para 200 mil. As informações foram repassadas por Andrea Cavallaro, diretor de operações do grupo de mercados internacionais.

“É o maior investimento nos 97 anos da Ford na África do Sul e um dos maiores já realizados na indústria automotiva local”, afirmou o executivo.

A Ford, porém, não é a pioneira levando em consideração as montadoras globais. Volkswagen, Toyota e Nissan, já estavam aumentando sua produção no país.

Um terço da produção da Ford ainda permanece no país, os veículos são vendidos para a África do Sul e outros mercados da África Subsaariana. O restante é exportado.

Esse deve ser só o inicio esperado pelo plano sul-africano. A meta, na verdade, seria a produção anual de 1,4 milhão de veículos até 2035 – o que significaria mais que o dobro do que hoje é produzido.

Outra meta é elevar a participação de autopeças nacionais de 39% para 60%.

Entenda o fechamento da Ford no Brasil

Foi anunciado na primeira quinzena de janeiro, que a Ford encerraria sua produção de veículos no Brasil com o fechamento das fábricas em três cidades: Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE).

A fábrica no estado do Ceára deve ser a última a fechar, como previsão para que encerre suas atividades no quarto trimestre de 2021. A produção só deve continuar devido a necessidade de peças para suprir o estoque de pós-venda do 4×4 T4, da Troller.

Sendo que  será encerrará as vendas dos modelos EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques. Eles são produzidos em Camaçari (BA) e Taubaté (SP).

O mercado brasileiro será abastecido com veículos produzidos principalmente na Argentina e no Uruguai. Nesses países não há previsão de encerramento de atividades pode parte da montadora, pelo menos nada foi divulgado até agora.

A Ford, por outro lado, deve manter no Brasil somente o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; o Campo de Provas, em Tatuí (SP); e sua sede regional em São Paulo.

Clique aqui para saber qual o motivo alegado pela montadora para fechar as fábricas do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.