Apatia nos estudos e no trabalho: O que é e como lidar?

apatia em estudantes e trabalhadores é mais recorrente do que imaginamos. A falta de vontade de trabalhar, de acordar de manhã ou de simplesmente finalizar algo é tão intensa, que a pessoa abre mão de suas obrigações, sem nem se incomodar com a “perda” que isso pode provocar (como uma nota baixa ou a demissão).

Apesar de haver dias ruins, quando a sensação de desânimo se torna recorrente, frequente e em grande volume, é preciso ficar alerta. Mas como lidar com isso? O que fazer para superar a apatia? Veja as nossas dicas no decorrer do conteúdo de hoje.

O que é apatia?

Podemos dizer que a apatia nada mais é do que uma “falta de sentimentos” diante de qualquer situação da vida cotidiana. A pessoa apática não consegue enxergar nada de interessante ou de positivo nas atividades diárias, até mesmo naquelas que um dia já foram agradáveis. A falta de “brilho” nas na vida torna tudo muito entediante e desgastante, fazendo com que a pessoa perca a vontade de seguir em frente.

Como lidar com a apatia?

Lidar com a apatia é fundamental para criar novos prazeres na vida e resgatar o desejo pelos estudos e pelo trabalho. Abaixo damos algumas sugestões que podem lhe ajudar:

1- Reconheça que o problema está acontecendo

O primeiro passo para lidar com a apatia é reconhecer que o problema está acontecendo. Essa costuma ser a etapa mais difícil, pois temos uma tendência de negar as dificuldades, acreditando que isso fará com que elas desapareçam.

Porém, tenha em mente que você não é uma pessoa “fraca” por reconhecer a apatia em você. Muito pelo contrário! O simples fato de reconhecer que algo está acontecendo já mostra o quanto você é forte e está disposto a mudar.

2- Crie novas atividades para a sua rotina

Muitas vezes a apatia nos estudos e no trabalho surgem por conta da rotina extremamente regrada e “igual” todos os dias. Com isso em mente, procure estabelecer atividades mais estimulantes e prazerosas, criando alternativas que lhe ajudem a concluir as suas obrigações de maneira mais leve e diferente.

  • Exemplo: Ao invés de apenas ler o conteúdo a ser estudado, assista vídeos, ouça podcasts, grave áudios explicando para si mesmo, etc.

3- Pratique técnicas de relaxamento

As técnicas de relaxamento visam retirar a carga de energia negativa que você pode estar sentindo sobre você. Pratique-as diariamente, controlando a sua respiração, os seus pensamentos e relaxando a mente e o corpo.

4- Estimule o seu cérebro com atividades desafiadoras

Muitas vezes, a apatia pode estar associada diretamente com o tédio. Por isso, para impedir que o desânimo apareça durante os estudos ou o trabalho, procure desafiar a sua mente! Isto é, tente encontrar formas alternativas de solucionar os problemas, faça contas de cabeça, busque informações na sua mente (antes de pesquisar algo na internet) e assim por diante.

5- Descubra o que você ama e trace o seu propósito de vida

Saber o que você ama fazer é essencial para fugir da apatia. Afinal, quando estamos fazendo algo que não gostamos, é muito comum nos sentirmos desinteressados e até mesmo tristes.

Por isso, comece a conhecer coisas novas, experimente atividades, conheça pessoas, etc. Assim você estará aumentando as suas chances de encontrar o seu propósito de vida!

6- Busque ajuda profissional e faça psicoterapia

Lembre-se de que a psicoterapia também pode lhe auxiliar durante todos os passos anteriores. Com ela você poderá compreender o que pode estar causando a apatia nos estudos e no trabalho, além de encontrar novas formas de gerenciar as suas emoções. O psicólogo poderá lhe ajudar neste sentido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.