Ancine libera orçamento para auxílio emergencial de cinemas pequenos

Auxílio emergencial para o setor será destinado para mais de 700 salas pelo Brasil

As salas de cinema brasileiras foram impactadas durante a pandemia do novo coronavírus. Esse impacto foi ainda maior em pequenas salas de cinema. Por isso, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) lançaram edital para liberar orçamento para esses pequenos exibidores do setor.

O Programa Especial de Apoio ao Pequeno Exibidor (PEAPE) tem orçamento de R$ 8,5 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Com esse programa, o objetivo da Ancine é auxiliar mais de 700 salas de cinema do Brasil, localizadas em 325 complexos de 185 empresas diferentes. O orçamento será destinado para salas de exibição de 24 unidades federativas do país. As informações foram divulgadas oficialmente pela Ancine.

Além de vários filmes com lançamento adiado e salas fechadas, o impacto negativo foi sentido enormemente nos empregos e pequenos negócios do setor. Alex Braga, presidente substituto da Ancine, falou sobre o assunto. “O apoio foi pensado para preservar empregos, atender às pequenas empresas locais, e para manter o parque exibidor brasileiro. A ANCINE, a Secretaria Especial da Cultura e o Ministério do Turismo acreditam na força do setor, que vai seguir prosperando quando a reabertura das salas se iniciar”, explicou ele.

O auxílio emergencial para o setor engloba as empresas registradas na Ancine com até 30 salas de cinema. O dinheiro do auxílio pode ser utilizados para salário de funcionários, higienização dos espaços e outros recursos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.