Educação: Saiba como funciona o CELPE-BRAS

Além dos exames do Enem e do Encceja, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é também responsável pela realização do Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros).

Através do Celpe-Bras pessoas estrangeiras podem conseguir certificação de proficiência do português. Nesse sentido, o exame é fundamentado na ideia de proficiência como uso adequado da língua portuguesa para desempenhar atividades no mundo através dessa língua.

Desse modo, na prova, a qualidade do desempenho do participante é analisada de acordo com seu nível de proficiência com base em aspectos textuais e discursivos. Os principais aspectos discursivos observados são contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação.

Segundo o Inep, o exame é aplicado semestralmente no Brasil e em diversos outros países do exterior com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Assim, os estrangeiros interessados em obter a certificação não precisam necessariamente residir no Brasil.

Nesse sentido, as provas são realizadas nos chamados postos aplicadores, que envolvem instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e em demais instituições interessadas na promoção e na difusão do português.

Celpe-Bras em 2020

O edital para a edição deste ano já foi divulgado. Assim, o período de inscrições para o exame já foi estipulado pelo Inep e vai de 31 de agosto até 11 de setembro de 2020.

No mesmo período, os participantes poderão solicitar atendimento especializado e também tratamento pelo nome social na realização do exame. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do Celpe-Bras.

Já o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 14 de setembro.

Ainda conforme edital publicado pelo Inep, a aplicação da prova de proficiência será realizada nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro.

Mais informações sobre o exame podem ser conferidas aqui.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!

Confira aqui mais notícias da área de educação.
Veja também Entenda a diferença entre Enem e Encceja.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/encceja/saiba-como-e-a-prova-do-encceja/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.