Aluguéis residenciais tiveram alta de 1,76% em agosto, diz FGV

De acordo com o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar) o valor dos aluguéis residenciais registrou alta de 1,76% no mês de agosto, acelerando em relação ao aumento de 1,05% registrado em julho de 2022. Desta forma, o indicador acumula uma alta de 10,41% em 12 meses. 

Além disso, ao analisar o mês anterior, o acumulado estava em 8,65%. Os dados foram divulgados na última terça-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

“Entre julho e agosto, todas as cidades apresentaram elevação na variação média do aluguel residencial, sendo Belo Horizonte a cidade a registrar o maior reajuste em agosto (3,10%). Para as demais cidades as taxas de variação são apresentadas no gráfico do release”, disse o IBRE da Fundação Getulio Vargas. 

Como já dito anteriormente, o maior reajuste foi verificado em Belo Horizonte (3,10%), no entanto, todas as cidades apresentaram alta. Porto Alegre (2,63%) foi o segundo maior reajuste constatado, seguido do Rio de Janeiro (1,15%) e São Paulo (1,04%). 

Já na comparação anual do acumulado de 12 meses, o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais indicou que também houve uma aceleração nas quatro cidades pesquisadas. Desta forma, São Paulo saiu de 8,99% para 10,53%, no Rio de Janeiro foi de 10,41% para 11,34%, em Belo Horizonte de 9,71% para 12,61% e em Porto Alegre de 6,31% para 8,32%.

Entenda o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais 

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) foi criado com o objetivo de medir os preços de aluguéis residenciais nas quatro principais capitais brasileiras. Desse modo, a pesquisa é realizada em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

As informações coletadas pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) são obtidas por meio de empresas e administradoras de imóveis, levando em consideração informações anonimizadas de contratos de locação residenciais. 

Nesse sentido, os dados referem-se a contratos de aluguéis e as informações analisadas são os valores de novos contratos, reajustes de contratos já existentes e as características de cada imóvel. De acordo com a FGV Ibre, a metodologia estatística utilizada na pesquisa permite a análise da variação média dos aluguéis ao longo do tempo.

O valor do aluguel em São Paulo 

Além da pesquisa divulgada pela FGV, o Índice QuintoAndar de Aluguel, realizado pela plataforma de locação e venda de imóveis, informou que houve uma alta de 16,1% no valor cobrado pelo metro quadrado na cidade de São Paulo. O valor refere-se ao acumulado dos últimos doze meses. 

De acordo com a pesquisa, as maiores valorizações no preço do aluguel na cidade de São Paulo nos últimos seis meses (encerrados em agosto) foram nos bairros: Água Fria (+19,7%), Bom Retiro (+19,5%), Pinheiros (13,6%), Jardim Marajoara (+12,6%) e no Ipiranga (+12,2%).

Em contrapartida, os bairros Real Parque (-21,0%), Centro (-13,6%), Morumbi (-10,4%), Liberdade (-7,3%), e Jardim Anália Franco (-3,7%) apresentaram as maiores quedas no valor dos aluguéis

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.