Alterações de humor nem sempre são sintomas de transtornos mentais

photo-1610354878912-08f1ab8ae913
Banco de Imagens: Unsplash

Quando uma pessoa apresenta alterações de humor constantemente, logo a suspeita por algum transtorno mental surgi, levando a investigação de doenças como bipolaridade, depressão ou ansiedade.

Apesar da alteração de humor ser sim, um sintoma desses transtornos, ela também pode ser uma consequência de uma desordem fisiológica, o desequilíbrio hormonal.

Este fato é bastante preterido, visto que a maioria das pessoas associam os problemas hormonais apenas com o surgimento de acne, pelos, fertilidade, entre outras questões sexuais, entretanto, este desequilíbrio também interfere em outros sistemas do organismo e funções do corpo.

O público mais afetado com a falta de equilíbrio hormonal é o feminino, que acaba sofrendo com alterações no humor, energia, sono, metabolismo, comportamento social e sistema imunológico, além é claro, de apresentar transformações na aparência física, que interferem na autoestima e qualidade de vida.

Sinais que os hormônios podem estar desequilibrados

photo-1499399814141-542cbd57935b
Banco de Imagens: Unsplash

Antes de surgirem as doenças ocasionadas pela disfunção dos hormônios, alguns sinais, considerados um tanto quanto incômodos podem indicar que está na hora de buscar uma avaliação médica, a fim de realizar a dosagem hormonal. Entre eles, os mais comuns são:

  • Alteração de humor: Este sintoma pode indicar que há um desequilíbrio hormonal, visto que alguns hormônios são responsáveis por estimular sensações de irritabilidade, estresse, angústia e felicidade. Vale destacar, que a alteração de humor é bem comum em períodos de pico e queda hormonal, como por exemplo, na TPM e gravidez, portanto, é um indício extremamente seguro quanto a associação com os hormônios.
  • Transtornos do sono: Outro grande sinal de que pode estar havendo alguma instabilidade hormonal é a dificuldade em pegar no sono. Isso porque a regulação do sono depende do bom funcionamento de hormônios como melatonina, testosterona, hormônios do crescimento (GH) e da tireoide (TSH).
  • Excesso de fome: Os hormônios também são responsáveis pelo metabolismo, diante disso, o excesso de fome pode evidenciar algum distúrbio. Hormônios como a grelina, por exemplo, quando estão mais concentrados no organismo acabam aumentando a sensação de fome, o que pode levar a um aumento significativo do peso.
  • Cansaço excessivo: O cansaço excessivo ao longo do dia, muitas vezes é um sintoma preterido, entretanto, pode indicar que há um problema nos hormônios da tireoide. Esses hormônios estão associados ao metabolismo, por isso quando estão reduzidos, o corpo acaba funcionando mais lentamente, diminuindo o ritmo cardíaco.
  • Acnes: Sem dúvidas, o excesso de acne está entre os sinais mais associados ao desequilíbrio hormonal. Neste caso, geralmente o responsável é o hormônio testosterona, que causa um aumento na oleosidade da pele.

Além de ficar atento a esses sintomas, é essencial buscar auxílio médico, a fim de realizar a dosagem hormonal e estabilizar qualquer alteração.

Também é extremamente importante investir em uma alimentação equilibrada e funcional, focada no equilíbrio dos hormônios, já que existem alimentos que agem como estabilizadores naturais.

As alterações de hormônios podem ocasionar doenças como diabetes, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, infertilidade, entre muitas outras, portanto, cuidar desta área da saúde é primordial.

Leia também: Dosagem de hormônios e medicação androgênica são estratégias para controlar acne na TPM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.