Equilíbrio hormonal pode ser garantido através da alimentação

photo-1515036918611-4b7f32b8406c

Seja por fatores naturais como a idade, consequências de doenças ou mesmo pela carência de determinados nutrientes no organismo, alguns indivíduos acabam sofrendo com os efeitos da alteração hormonal em alguma fase da vida.

Dentre este público, as mulheres, sem dúvidas, são as que mais enfrentam problemas devido ao desiquilíbrio hormonal, que além de afetar a saúde e qualidade de vida, também reflete na autoestima e estado emocional.

Isso porque a alteração dos hormônios acaba interferindo tanto na aparência, quanto na disposição no dia a dia. Além disso, descobrir a causa que gerou este desiquilíbrio hormonal pode gerar um grande estresse, visto que muitas vezes ela acaba não sendo identificada.

Introdução medicamentosa, exames constantes de dosagem e até restrição em alguns hábitos pode controlar os níveis moleculares no organismo, dependendo do caso, entretanto, há um fator essencial para restaurar o equilíbrio hormonal: a alimentação.

Leia também: Prolactina alta pode causar desde excesso de acne à infertilidade

Alimentos que auxiliam no equilíbrio hormonal

photo-1572357176061-7c96fd2af22f

Já é sabido que a alimentação é o principal pilar para uma vida mais saudável, entretanto, para garantir benefícios específicos, como por exemplo, o equilíbrio hormonal, é preciso investir em alimentos estratégicos e funcionais.

Para regular os hormônios naturalmente, especialistas indicam o consumo dos seguintes alimentos:

  • Brócolis: Além de ser rico em ferro, antioxidantes, fibras, proteína, magnésio, cálcio, ferro, betacaroteno, zinco e vitamina C, o brócolis ainda possui cromo, um mineral que estimula o hipotálamo. O hipotálamo é uma região do cérebro responsável pelo bom funcionamento da maior parte dos hormônios.
  • Amêndoas: Fonte de ácidos graxos monoinsaturados, antioxidantes, vitaminas e minerais como o magnésio e manganês, as amêndoas também ajudam no equilíbrio hormonal, devido sua alta concentração de beta-sitosterol, molécula que controla o cortisol, hormônio associado ao estresse.
  • Folhas Verdes: Na hora de apontar um alimento funcional para diversos sistemas do organismo, sem dúvidas, as folhas verdes estão presentes. Isso porque além dos inúmeros nutrientes, como vitaminas do complexo B, C, betacaroteno e minerais, estes alimentos também são reguladores naturais dos hormônios, inclusive, quanto mais verde escuro, melhor!
  • Óleo de rícino: Com seu alto teor de ácidos graxos essenciais e ômega 3, o óleo de rícino é ideal para regular hormônios femininos, inclusive, é bem usado para melhorar a fertilidade, devido a sua concentração de lignanos, os fitoestrogênios.
  • Maca Peruana: Popular no Peru, a maca é um tubérculo que ajuda a fortalecer o sistema endócrino, visto que estimula as regiões do hipotálamo e a pituitária. Também é bastante indicada para estabilizar os hormônios femininos e auxiliar no aumento da libido e fertilidade.
  • Óleo de prímula: O óleo de prímula também contém ácidos graxos essenciais ômega 6, o que garante um bom equilíbrio hormonal ao organismo. Além disso, é usado para reduzir a síndrome pré-menstrual, combater a infertilidade, prevenir os cistos no ovários ou tratar a endometriose.
  • Erva-doce: A erva-doce ajuda a aumentar os níveis de estrogênios no organismo, por isso, é bem usada durante a gravidez e amamentação.

Apesar de estes alimentos auxiliarem no equilíbrio hormonal, é fundamental buscar auxílio médico, a fim de garantir que esta alteração não leve a nenhum agravamento, inclusive, investigar as causas dessa instabilidade.

Veja mais: Redução hormonal está associada a incontrolável vontade de comer doce em mulheres

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.